Toyota apresentou novo Yaris Cross em Óbidos. E nós estivemos lá!

A Toyota acaba de apresentar à imprensa nacional, a sua nova aposta para o segmento dos B-SUV, aquele que mais tem crescido nos últimos anos. Para o conhecer em primeira mão o Azemeis.net viajou até à zona de Óbidos.

0
Foi este Yaris Cross que conduzimos pelas ruas de Óbidos

Desenhado e desenvolvido para o cliente europeu, o Yaris Cross posiciona-se abaixo do C-HR. Com um comprimento total de 4,18 metros (mais 240 mm que o Yaris) o Yaris Cross utiliza a mesma plataforma do Yaris e ambos têm a mesma distância entre eixos (2,56 metros). Em relação ao Yaris, o SUV é 20 mm mais largo (1,76 m) e 90 mm mais alto (1,56 m). Na apresentação nacional, em Óbidos, tivemos a oportunidade conduzir a versão de lançamento Premiere Edition.

Publicidade

Com um design exterior apelativo e que apenas visto de trás nos faz lembrar o Yaris, o Yaris Cross tem desde logo na posição de condução mais elevada uma das suas principais características. O espaço nos lugares da frente é abundante, enquanto atrás é suficiente q.b. para dois adultos viajarem de forma confortável. A mala tem 397 litros de capacidade, com os bancos traseiros rebatidos a volumetria sobe para 1097 litros. A porta da bagageira pode ser elétrica (com sensor de movimento), no interior desta encontramos ainda um sistema de cinto flexível para prender objetos, já a chapeleira é dobrável e pode ser guardada na mala.

O habitáculo é semelhante ao do Yaris, os materiais são agradáveis ao toque e à vista e a montagem é rigorosa. O painel de instrumentos é 100% digital enquanto o sistema de infoentretenimento é operado através de um ecrã tátil com 9 polegadas. Ao contrário do que é habitual, o sistema do Yaris Cross vem com um cartão sim GSM (sem custos para o cliente) que permite atualizações à distância do sistema e do software de navegação. Naturalmente que o Android Auto e o Apple CarPlay fazem parte da lista de gadgets, sendo que a ligação ao sistema pode ser feita sem fios.

No capítulo das motorizações, o novo modelo conta com o sistema híbrido de quarta geração com motor de 1.5 litros (funciona sob o ciclo Atkinson e dispõe de uma eficiência térmica de referência de 40%) e uma potência combinada de 116cv (motor a gasolina e motor elétrico). Por encomenda está também disponível uma versão a gasolina (não híbrida), com motor 1,5 e 125 cv de potência.

Em andamento o Yaris Cross Hybrid regista consumos na ordem dos 4,5 l/100 km. A transmissão está bem melhor e em estrada graças à afinação específica das suspensões (mais duras) o Yaris Cross nunca adorna mais que o expectável apesar da maior altura ao solo.

No campo da segurança, o Yaris Cross dispõe de série do sistema de pré-colisão com deteção de veículos, deteção de peões de dia e de noite, deteção de ciclistas de dia, assistência de viragem em cruzamentos, cruise Control adaptativo, alerta de saída de faixa, assistência à manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.

O novo Yaris Cross já está disponível para test-drive nos stands da Caetano Auto (Aveiro e Santa Maria da Feira), os preços da versão híbrida começam nos 23.990 euros. O 1.5 a gasolina está disponível a partir de 21.790 euros.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui