Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022
Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022
Publicidade

As 19 mandatárias da candidatura de Carla Rodrigues

Grupo de mandatárias da campanha de Carla Rodrigues
Grupo de mandatárias da campanha de Carla Rodrigues
Publicidade

Carla Rodrigues apresentou as 19 mandatárias, uma por cada freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis, da sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis pela coligação PSD/CDS-PP. No seu discurso, a candidata sublinhou o facto de ter podido seguir o caminho habitual de escolher “um mandatário com um cargo relevante na sociedade oliveirense”, mas decidiu da relevo ao papel da mulher na política concelhia.

“Resolvi seguir um caminho diferente, não para ser diferente, mas por uma questão de justiça. A política sempre se fez no masculino. Vivemos novos tempos, eu sou exemplo disso também, e efetivamente competia-me fazer esta homenagem às mulheres oliveirenses. São as grandes obreiras, são as grandes construtoras da sociedade em que vivemos e que nunca são chamadas para o palco, nunca são agraciadas, nunca figuram nos livros da história. A história foi sempre feita no masculino”, justificou Carla Rodrigues ao Azeméis.Net.

Publicidade

As 19 mulheres escolhidas por Carla Rodrigues formam um grupo heterogéneo. “Uma mulher de cada freguesia das mais diversas origens, estratos sociais e profissões, mas todas elas com valores que quero trazer para a minha candidatura. Elas representam aquilo que eu quero para a minha candidatura na sua diversidade, na sua riqueza, na sua complexidade e no seu valor”, acrescenta.

São estas as 19 mandatárias da candidatura de Carla Rodrigues pela coligação “Pelas Pessoas” (PSD/CDS-PP)

  • Maritza Valente, de Macinhata da Seixa 
    Empresária agrícola. Foi uma das fundadoras da Associação de pais da escola de Macinhata da Seixa. Foi vogal e tesoureira da FAPCOA
  • Paula Rocha, de Carregosa
    Professora de Educação Especial. Tem estado ligada às associações de pais como presidente ou como presidente da Assembleia-Geral. É atualmente vice-presidente da Associação de Pais da Escola Básica e Secundária de Fajões.
  • Maria Helena Almeida, de Travanca
    Mais conhecida com Tia Almeida Cantadeira. Pertence ao Grupo Folclórico de Cidacos, ao Clube Sénior de Travanca, e ao GOTA.
  • Adélia Teorgas, de Loureiro
    Funcionária administrativa numa empresa do grupo Valente Marques há mais de 30 anos. Foi fundador do Teatro Amador de Loureiro, foi diretora da Banda de Música de Loureiro durante 12 anos, nove dois quais como presidente dadireção.
  • Arlete Andrade, de Pindelo
    Avó de 5 netos. Trabalhou durante 40 anos na Segurança Social de São João da Madeira, sete dois quais em cargos de direção
  • Manuela Rodrigues, de Ossela
    Costureira de profissão, costurou quase todos os vestidos das noivas de Ossela.
  • Maria Fernanda Paço, de Ul
    Comerciante, proprietária de uma mercearia e colaborada na paróquia. Foi membro da direção da AFUL
  • Celina Dias Costa, de São Martinho da Gândara
    Nascida no concelho de Anadia há 60 anos, reside em São Martinho da Gândara há 38 anos. Educadora de infância na Escola Básica da Alumieira , e presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escola de Loureiro.
  • Irmã Conceição Laranjeira, de Cucujães
    É filha da caridade de São Vicente de Paulo. Tem 90 anos e dedicou mais de 40 anos da sua vida à freguesia de Cucujães, vivendo no Azilo da Gandarinha. Foi enfermeira na antiga Casa do Povo e depois no Centro de Saúde de Cucujães. Recebeu, em 2008, das mãos do então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva a comenda da ordem da Instrução Pública.
  • Fátima Silva, de Madaíl
    Casada com autarca de freguesia que exerceu a função durante mais de 40 anos. Empresária têxtil, desempenhando as funções de estilista e gestora, agora reformada.
  • Beatriz Oliveira, de Fajões
    Tem 18 anos. Conhecida por “Beatz” lançou o seu primeiro single de original, “Sem Ti”
  • Rita Alves, de Palmaz
    É vice-presidente da AATSM (Associação de Artesãos das Terras de Santa Maria) e da CASAZ (Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis)
  • Rosélia Maria Gonçalves, de Cesar
    Foi professora de inglês, para depois ingressar na empresa EUMEL onde atualmente desempenha o papel de gestora. É vice-presidente da AECOA e da ADRITEM.
  • Maria Amélia Bastos, de Macieira de Sarnes
    Operária e voluntária na Associação de Solidariedade de Macieira de Sarnes e na Conviver Mais, na assistência a idosos
  • Célia Sá, de São Roque
    Sócia-gerente numa empresa de contabilidade e seguros, presidente na IPSS Centro Infantil de São Roque, duas vezes campeã nacional de ténis veteranos, e capitã na seleção nacional de ténis veteranos femininos.
  • Maria Fátima Costa Silva, de Nogueira do Cravo
    Sócia-gerente no Grupo Vidal. É sócia do Rotary Club de Oliveira de Azeméis há 10 anos, tendo já exercido o cargo de presidente.
  • Jéssica Penim Pires, de Santiago de Riba-Ul
    É atualmente vice-presidente do Rotaract Club de Oliveira de Azeméis
  • Sónia Soares, de Pinheiro da Bemposta
    Empresária. Foi autarca na Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta e na União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz
  • Isabel Vilhena, de Oliveira de Azeméis
    Professora de Primeiro Ciclo aposentada. Foi subdelegada escolar. Na política foi membro da Assembleia Municipal durante 12 anos, e foi fundador do Núcleo das Mulheres sociais-democratas em outubro de 1996 até 2009.

Veja as declarações de Carla Rodrigues ao Azeméis.Net clicando na tecla play do vídeo que se segue

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS