Município apresenta investimento de mais de € 6 milhões na rede de água e saneamento. Madaíl passará a ter cobertura quase completa

Com este investimento a freguesia de Madaíl fica com o problema de água e saneamento praticamente resolvido. Pinheiro da Bemposta leva a maior fatia do orçamento para passar a ter uma rede de saneamento de 72,9%. O presidente da autarquia destaca o facto de o concelho passar a barreira passará a barreira psicológica dos 50% de rede de saneamento.

0

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis apresentou um novo investimento na rede de água e saneamento no concelho de Oliveira de Azeméis através de uma candidatura de fundos europeus – POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). Desta vez o investimento, “na ordem dos 6 milhões de euros”, com comparticipação municipal de “pouco mais de metade”, será feito nas freguesias de Fajões, Madaíl, Santiago de Riba-Ul e Pinheiro da Bemposta, e (mais uma vez) na cidade de Oliveira de Azeméis.

Publicidade

O município aproveitará a oportunidade deste investimento para, através de fundos exclusivamente municipais, alargar a rede de água, e dos números divulgados hoje pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge, chama a atenção o facto de que se perspetiva que a freguesia de Madaíl passe de uma taxa de 0% de rede de água e saneamento, em 2017, para uma taxa de cobertura de água de 93,2% e uma taxa de cobertura de saneamento de 85,4% em 2022.

Fajões também terá um forte aumento na cobertura de água. Passará dos 28,3% registados em 2017 para uma rede de água de 93,5% em 2022. A taxa de cobertura de água e saneamento passará para os 61,9% (em 2017 era de 10,8%).

Em Santiago de Riba-Ul haverá um forte investimento em saneamento. Com este programa do POSEUR a rede de saneamento passará dos 61,7% para os 81,5%. Já a cidade de Oliveira de Azeméis com a ajuda de mais desta candidatura prepara-se para atingir a rede saneamento (praticamente) completa, com uma taxa de 93,2%.

Do investimento de quase 6 milhões de euros a maior fatia vai para a freguesia de Pinheiro da Bemposta: cerca de 2,9 milhões de euros. Este valor permitirá que a rede de saneamento passe de uma taxa de 2,2% (em 2017) para 72,9% em 2022.

Obras finalizadas no início de 2023… no máximo

Joaquim Jorge avança que as obras serão para ser lançadas durante este ano, assim que seja possível. Ciente das dificuldades da contratação de empreiteiros para as obras municipais, o autarca avança com as datas projetadas. “É possível que as obras estejam finalizadas em 2022. Se não for em 2022, será no início de 2023”, afirma.

Contas finais em 2022 (ou 2023): 86,9% de rede de água e 61,9% de rede saneamento

Quando as obras estiverem concluídas, terão sido investidos 12 milhões de euros na rede de água e saneamento desde 2017, regista o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. E os números também dizem que a taxa de cobertura de água passará a ser de 86,9% no concelho em 2022, e a rede de saneamento terá uma cobertura de 61,9%. “Passaremos a barreira psicológica dos 50 por cento”, diz Joaquim Jorge.

“Este é o caminho que teremos necessariamente de continuar no futuro porque este é um problema grave de saúde pública, como temos vindo a dizer, que afecta de sobremaneira a nossa atratividade e a nossa competitividade. E se o município tem ambições de proporcionar qualidade de vida aos seus munícipes, se tem ambições de potenciar turística e culturalmente o concelho, se tem ambição de atrair e fixa investimentos, atrair e fixar pessoas tem de necessariamente de resolver este problema”, considerou o presidente da Câmara Municipal após ter apresentado o plano de trabalho para os próximos dois anos.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui