Cidacos é uma zona da cidade onde a cozinha tradicional portuguesa é predominante e faz as delícias de muita gente. O Restaurante Peixoto é mais um espaço de excelência na zona de Cidacos. Uma antiga tasca de merendas chamada “Rampinha” que abriu nos inícios dos anos 80 e deu lugar a um restaurante de comida tradicional.
Conhecida a qualidade da sua vitela assada no forno a lenha, o Restaurante Peixoto tem inovado nos pratos oferecidos sem nunca perder a marca tradicional. O take away é muito utilizado nomeadamente ao fim de semana. Uma casa simples sem pretensiosismos mas onde se come muito bem. Comida caseira bem confecionada e servida com a simpatia alicerçada em anos de bem servir e fazer bem.
A denominação do Restaurante Peixoto é muitas vezes confundida na sua terminologia pois muita gente trata o espaço como “Peixotas”. Dúvidas à parte o que importa salientar é a qualidade da comida que é ali servida ou que podemos deliciar-nos em nossas casas.
Ao domingo os filetes de pescada são uma excelente opção, mas se a escolha for um cozido à portuguesa também será muito bom ou optar pela tradicional vitela ou cabrito assado no forno a lenha, ao domingo é mesmo muito difícil a escolha.
Ao sábado, outro dia especial, a cozinha tem sempre bacalhau à moda da casa ou rojões e por vezes também podemos comer um coelho assado no forno ou um apetitoso arroz de cabidela.
Durante a semana tem pratos do dia, muito variados, que não cansam.
Recomendo a feijoada ou frango assado no forno bem como o bacalhau cozido com grão. O frango frito ou as iscas de cebolada também são excelentes escolhas sem esquecer as lulas estufadas. Já repararam que as sugestões são irresistíveis, e aqui come-se aquela comida caseira que tantos procuram.
Não posso esquecer uma referência aos bolinhos de bacalhau, verdadeira especialidade da casa, com muito bacalhau e uma textura única que fazem as delícias dos clientes e são de comer e chorar por mais, atrevo-me a dizer que os bolinhos de bacalhau do Peixoto ou Peixotas são os melhores de Oliveira de Azeméis.
Sobremesas caseiras à moda antiga, o leite-creme, o doce típico da casa e a mousse de maracujá são excelentes opções.
Vinhos de qualidade com as várias regiões representadas.
Boa relação qualidade/preço aqui temos um bom exemplo onde o forno a lenha faz coisas fantásticas e inesquecíveis.
Ao longo de muitos anos esta tradicional casa de Cidacos vem crescendo com o passa a palavra de quem prova e gosta muito da arte da D. Graça e Manuel Peixoto que aprenderam com o saber e experiência da D. Maria e da D. Anita as grandes cozinheiras deste espaço onde a fama vem de longe.
Aberto ao almoço também faz eventos previamente marcados e cumpre com todas as regras se segurança. Convém marcar quer seja para comer em Cidacos quer seja para levar para casa, podendo ainda consultar o apelativo site e a informação nas redes sociais que dão um toque de modernidade a uma cozinha tradicional.