Homenagem. Há muito talento na freguesia de Cucujães. No dia do 95.º aniversário da elevação de Cucujães a Vila, a Junta de Freguesia premiou os atletas que se destacaram nos últimos dois anos, bem como uma escritora e a coletividade centenária.
- Os atletas do NAC arrecadaram 38 troféus por todas as conquistas em campeonatos regionais e nacionais. Na imagem a equipa de veteranos do NAC que se sagraram campeões distritais em 2019, 2020, 2021.
- A atleta cucujanense Cátia Azevedo foi distinguida por ter melhorado o seu próprio record em 400 metros (50,59 segundo), em 2021, e por ter sido semifinalista olímpica em Tóquio. A mãe da atleta recebeu o prémio.
- A equipa de futebol sénior feminino do Atlético Clube de Cucujães conquisto o 4.º lugar do Campeonato Nacional da III Divisão. Fábio Rebelo, diretor do futebol feminino recebeu o prémio. A atleta júnior sub19, Sofia Duarte Silva, também foi distinguida.
- Várias atletas do Clube Desportivo de Cucujães destacaram-se em 2021 por se tornarem tricampe~es distritais de Solo Dance, e heptacampeães do Torneio de Aveiro em vários escalões. O deputado Bruno Aragão parabenizou as atletas com uma saudação especial.
- Constança Ferreira e Rodrigo Silva foram distinguidos por se terem sagrados campeões regionais de kickboxing (2019) e campeões nacionais de muaythai (2021) nos seus escalões.
- Ana Correia editou em coautoria o livro Jogos e atividades adaptados ao trabalho com séniores, a sua área de atividade profissional, e organizou várias iniciativas do público-alvo ao qual exercia funções, colaborando em outras iniciativas culturais da comunidade cucujanense e oliveirense.
- O Atlético Clube de Cucujães foi a associação distinguida pelo seu centésimo aniversário, e a Junta de Freguesia ofereceu um cheque de 1000 euros.
___
Homenagens a título póstumo
Emoções à flor da pele!
Devido à pandemia provocada pelo vírus Covid-19 só agora foi possível à Junta de Freguesia de Cucujães homenagear condignamente, e a título póstumo, três filhos da terra que faleceram, que prestaram inegável contributo para o desenvolvimento da freguesia, e que faleceram nos últimos dois anos. Essa homenagem foi prestada ao “senhor atletismo”, António Pinho, que faleceu no dia 15 de agosto de 2020, que se destacou como fundador e dirigente desportivo do NAC, ao ex-presidente da Assembleia Municipal, António Gonçalves Gomes, falecido a 11 janeiro de 2021, e ao Manuel Horácio Alves Gomes, o primeiro padre da Diocese do Porto a falecer vítima de Covid-19, a 6 de novembro de 2020. O falecido sacerdote nasceu em 1937 na Vila de Cucujães. O presidente da Junta de Freguesia, Simão Godinho, entregou um pequeno troféu para marcar a homenagem aos familiares presentes. As emoções estiveram à flor da pele.
___
História
Lançado volume 6 do Cucugianis
O volume seis do livro Cucugianis, da autoria de Valter Santos e Teresa Tubby, foi lançado no dia da comemoração da elevação de Cucujães a Vila. Neste volume, dando continuidade à história da freguesia, informa o presidente da Junta de Freguesia, Simão Godinho no prefácio, o livro debruça-se sobre a emigração, registo de Santos nas capelas, o Vouguinha e as vidas de alguns cucujanenses, tais como António Gomes Brandão, António Gonçalves Gomes, António Manuel Moreira, de Pinho, e Manuel Horácio Alves Gomes, o primeiro padre da Diocese do Porto a falecer vítima de Covid-19. E também um não cucujanense que deixou a sua marca na freguesia: Frei João da de Santa Gertrudes.