O mural do obrigado e da coragem em homenagem aos profissionais do Hospital de São Miguel

A inauguração deste mural, da autoria da artista olivierense Elizabeth Leite, foi o ponto alto deste reconhecimento da comunidade a todos quantos servem de forma dedicada o Hospital.

0
A artista plástica oliveirense Elizabeth Leite é a autora do mural

No dia 29 de setembro, a Liga dos Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis (LAHOA) celebrou o Dia do Hospital de São Miguel, que passará a ser sublinhado todos os anos. Tendo como mote o dia de São Miguel, santo que dá nome ao Hospital da cidade de Oliveira de Azeméis, a LAHOA quis reconhecer, em nome da comunidade, os profissionais que servem, diariamente, o Hospital de São Miguel.

Publicidade

“A palavra do dia é Obrigado! Uma palavra tão simples, mas às vezes tão esquecida e desprezada… Que este ‘Dia do Hospital de São Miguel’ seja um tributo à palavra Obrigado, e uma semente que floresça e solidifique uma relação de confiança e proximidade entre a nossa comunidade e o nosso hospital porque este é de todos e para todos”, afirmou António Rosa, presidente da direção da Liga de Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis.

A comemoração do Dia do Hospital de São Miguel começou com uma celebração eucarística, realizada na capela do hospital, para bênção e envio dos Voluntários da LAHOA. Este momento marcou a retoma da missão do voluntariado, cerca de ano e meio após a interrupção da atividade, em virtude da pandemia COVID-19.

“Confiamos que a simples mas significativa cerimónia de benção e compromisso dos nossos Voluntários seja força e luz que os conduz para o reinício da sua atividade no hospital. Se a Liga é a ponte que liga a comunidade e o seu hospital, os nossos Voluntários são os seus pilares que, diariamente, sustentam esta relação. Acolhendo, confortando, ajudando. Os utentes do nosso hospital, mas também todos os seus profissionais. Muito obrigado amigos voluntários. O Hospital tem saudades vossas, bem hajam pela vossa solidariedade”, continuou António Rosa.

O ponto alto do reconhecimento da comunidade a todos quantos servem de forma dedicada o Hospital foi a inauguração do mural do obrigado e da coragem em homenagem aos Profissionais do Hospital de São Miguel, da autoria da artista plástica oliveirense, Elizabeth Leite.

“Não pretende apenas ser uma belíssima obra que projeta a arte da nossa artista oliveirense Elizabeth Leite, e que desperta e atrai o olhar de quem passa ou entra no nosso hospital. Não pretende sequer, ser apenas um marco que regista na memória de todos um agradecimento de toda a comunidade a todos vós, profissionais do nosso hospital. Contamos que seja uma mensagem de força e coragem para todos os dias das vossas vidas. Que seja uma voz viva da comunidade que vos diz: bom dia, boa tarde ou boa noite, todos os dias. Nos dias em que o sol brilha e nos dias em que os desafios parecem maiores do que as forças para os superar. Queremos que saibam e que sintam que servem uma comunidade que vos acolhe, que vos acarinha e que vos respeita pelo dom que colocam ao serviço desta instituição nobre, que é de todos e para todos”, enfatizou o presidente da LAHOA.

“Lucas” já está no Hospital de São Miguel

No final da celebração do ‘Dia do Hospital de São Miguel’, e na sequência da bem-sucedida campanha de angariação de fundos ‘Ajude-nos a Salvar Vidas’, iniciada em junho de 2021, a LAHOA entregou ao Hospital de São Miguel uma prenda especial: o Equipamento de Compressão Torácica ‘LUCAS’, cujo valor é de 12 mil euros.

“A entrega hoje, ao nosso Hospital, do Equipamento de Compressão Torácica, um equipamento com um custo de 12.000€, parecia-nos há três meses quando iniciámos a campanha de angariação de fundos junto da nossa comunidade, uma miragem. Por isso, hoje, é com uma felicidade imensa que entregamos, em nome da comunidade, este equipamento que vos ajudará na missão de salvar vidas… as nossas vidas. Esta não é uma prenda da Liga dos Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis… Este é um desejo que se concretizou graças aos mais de 40 cidadãos, instituições e empresas que disseram sim ao nosso apelo. Esta é a missão da Liga a que pretendemos ser fiéis: fazer pontes. Pontes que ligam, pontes que aproximam, pontes que queremos construir”, afirmou António Rosa, presidente da direção da Liga de Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis.

Para Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, “esta foi uma cerimónia muito emotiva e que nos sensibilizou a todos de forma muito significativa”. “Sentir o apoio da comunidade, através deste gesto da Liga dos Amigos, mostra que o trabalho das nossas equipas é reconhecido e valorizado pela comunidade”, concluiu o presidente da instituição.


LAHOA com cerca de 200 sócios

António Rosa assumiu funções de direção da LAHOA no início do ano, e um dos objetivos é aumentar o número de associados.: “Confiamos que se juntarão aos cerca de 200 Amigos/sócio atuais da Liga, muitos mais, pois essa é a força de que necessitamos para continuar a construir pontes e a fazer sentido”.


Primeira participação pública de JOAQUIM JORGE depois da reeleição

“Muitos de vocês têm as marcas e cicatrizes que vão acompanhar ao longo de muitos anos”

“É uma honra que a minha primeira participação pública depois de reeleito seja precisamente numa homenagem aos profissionais deste hospital. Um homenagem com carga de simbolismo a pessoas que deram tanto de si ao longo dos últimos 20 meses”, começou por dizer o autarca. “Lentamente estamos a levantar-nos dos escombros que esta pandemia provocou. Muitos de vocês têm as marcas e cicatrizes que os vão acompanhar ao longo de muitos anos, que foram causadas por este terrível vírus”, mencionou para sublinhar a pertinência da homenagem feita pela Liga de Amigos do Hospital de Oliveira de Azeméis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui