NAC comemorou 45 anos de vida e António Pinho, o “senhor Atletismo”, tornou-se o novo patrono do centro de treinos

As imagens e os discursos do momento em que António Pinho, sócio n.º1 e fundador do NAC, passou a ser o patrono do Centro de Treinos do Núcleo de Atletismo de Cucujães, o ponto alto das celebrações do 45.º aniversário desta associação.

0

O Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) iniciou as comemorações do seu 45.º aniversário na manhã do último sábado, dia 15, com uma homenagem em memória de António Pinho, fundador e sócio número um desta associação, que faleceu no dia 15 de agosto de 2020, aos 62 anos. O senhor Atletismo, como era carinhosamente conhecimento no meio da modalidade, é o novo patrono do Centro de Treinos de Cucujães do Nucleo de Atletismo de Cucujães, que desde o último sábado passou a denominar-se como Centro de Treinos António Pinho.

Publicidade

“Mais do que o nome, é preciso honrar a sua memória”

Gracinda Leal, irmã do novo patrono do Centro de Treinos do Núcleo de Atletismos de Cucujães, referiu no seu discurso que “mais do que o nome, é preciso honrar a sua memória”, pedindo às várias entidades com responsabilidade a nível local, e também nacional, que garantam a continuidade do NAC como uma associação com capacidade de promover a formação da cidadania dos vários jovens que por lá passam.

“Resta-nos lembrar e pôr em prática os seus ensinamentos

O presidente do Núcleo de Atletismo de Cucujães, Joaquim Gregório, referiu que uma vez que António Pinho “já não se encontra entre nós, resta-nos lembrar e pôr em prática os seus ensinamentos”… em família.

“Perde-se um homem de bem e um homem de sonhos”

O presidente da Junta de Freguesia de Cucujães, Simão Godinho, destacou António Pinho como homem de grandes qualidades humanas que dedicou a sua vida ao serviço dos outros, ao serviço da comunidade. O autarca considera que “com o desaparecimento de António Pinho perde-se um homem de bem, e um homem de sonhos para a freguesia de Cucujães e para o município de Oliveira de Azeméis”, e sublinhou aquilo que já tinha revelado ao Azeméis.Net no passado, tal como poder ler aqui: a freguesia de Cucujães irá ter uma rua com o seu nome.

“António Pinho deixou marcas nesta instituição, no desporto e cultura concelhia”

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, referiu no seus discurso que a atribuição do nome de António Pinho ao Centro de Treinos do NAC “é uma justíssima homenagem, e uma forma muito bonita de perpetuarmos a sua memória”. O edil oliveirense vinca que “António Pinho deixou marcas nesta instituição, no desporto e cultura concelhia, mas sobretudo nos jovens que treinou, e pelas pessoas com quem conviveu”. E faz um pedido: “Devemos muito a António Pinho, e saibamos, por isso, retribuir um pouco do muito que eles nos deu”.

“Uma obra deixada pôr alguém que se dedicou a esta modalidade”

Na cerimónia estiveram também figuras nacionais ligadas ao desporto e à juventude. Luís Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, celebrou “uma obra deixada por alguém que se dedicou a esta modalidade [atletismo]”. O líder do atletismo nacional também sublinhou o facto de a vida do NAC ter andado sempre de mãos dadas com António Pinho.

“O NAC representa efetivamente os dois mundos do IPDJ: o desporto e a juventude”

Catarina Durão, diretora regional do Centro do IPDJ, mencionou a figura ímpar de António Pinho no clube, na freguesia de Cucujães, e no município de Oliveira de Azeméis, e também afirmou o NAC com sendo uma associação que representa efetivamente os dois mundos do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui