Proposta apresentada pelo vereador do CHEGA, Manuel Almeida, foi aprovada pelo executivo Municipal. Nesta fase, a câmara vai apenas estudar a viabilidade de acolher uma etapa da competição, analisando custos, requisitos técnicos, infraestruturas, logística, financiamento e potencial impacto económico antes de qualquer decisão sobre a realização do evento.
O município de Oliveira de Azeméis vai estudar a possibilidade de acolher uma etapa do HYBRID DAY, competição de fitness híbrido que combina corrida com diferentes exercícios funcionais.
A iniciativa resulta de uma proposta apresentada pelo vereador Manuel Almeida, do CHEGA. A proposta aprovada não significa, contudo, que esteja decidida a realização de uma prova no concelho.
O objetivo, nesta fase, é exclusivamente estudar a sua viabilidade e perceber em que condições Oliveira de Azeméis poderia receber uma competição desta dimensão.
Só depois dessa análise, e caso as conclusões sejam favoráveis, poderá ser apresentada uma nova proposta ao Executivo Municipal para decidir sobre a eventual realização de uma etapa do HYBRID DAY.
Município vai contactar organização e avaliar custos
Entre os passos previstos está o estabelecimento de contactos com a organização do HYBRID DAY para conhecer os requisitos técnicos e logísticos necessários à realização de uma prova.
A autarquia deverá também avaliar as infraestruturas e espaços disponíveis no concelho, os meios necessários, os custos previsíveis e as possibilidades de financiamento e parceria.
Outro dos objetivos passa por conhecer a experiência de municípios e entidades que já acolheram etapas da competição, procurando perceber os recursos mobilizados e o impacto associado à realização do evento.
A intenção é chegar a uma avaliação concreta que permita perceber se existem condições para avançar ou não com uma futura candidatura de Oliveira de Azeméis a uma etapa da competição.
Decisão sobre realização só numa segunda fase
Um dos aspetos centrais da proposta apresentada por Manuel Almeida é precisamente a separação entre duas decisões.
A primeira, agora aprovada, consiste em estudar a possibilidade de receber o HYBRID DAY.
A segunda só acontecerá se os resultados desse estudo forem considerados favoráveis. Nesse caso, será necessária uma nova proposta para decidir sobre a realização efetiva do evento.
Assim, nesta fase, não está definida qualquer data ou local para uma prova em Oliveira de Azeméis, nem existe um orçamento aprovado ou um compromisso financeiro com a organização.
A análise deverá permitir conhecer previamente os encargos, exigências técnicas e logísticas, possibilidades de financiamento e benefícios que uma iniciativa desta dimensão poderia representar para o concelho.
HYBRID DAY combina corrida e exercícios funcionais
O HYBRID DAY é uma competição que combina corrida com várias estações de exercícios funcionais e admite diferentes formatos de participação, incluindo provas individuais, em duplas e estafetas.
O crescimento do evento e a capacidade de mobilização demonstrada nas etapas realizadas em 2026 foram alguns dos argumentos apresentados para justificar a realização do estudo.
Aveiro, 31 de janeiro: 4.100 atletas e cerca de 10 mil espectadores
Em Aveiro, a competição realizou-se no dia 31 de janeiro de 2026.
Segundo os dados apresentados durante a reunião de Câmara, a etapa contou com cerca de 4.100 atletas e aproximadamente 10 mil espectadores.
Santa Maria da Feira, 11 e 12 de abril: 5.000 atletas e cerca de 15 mil espectadores
Nos dias 11 e 12 de abril de 2026, o HYBRID DAY passou por Santa Maria da Feira.
De acordo com os números apresentados na proposta, participaram aproximadamente 5.000 atletas, tendo sido indicada uma assistência na ordem dos 15 mil espectadores.
A proximidade geográfica entre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis foi também apontada como um elemento relevante para estudar a experiência de um município vizinho que já acolheu a competição.
Leiria, 17 e 18 de julho: 7.750 atletas e cerca de 22 mil espectadores
A etapa de Leiria realizou-se nos dias 17 e 18 de julho de 2026.
Segundo os dados apresentados durante a reunião, participaram cerca de 7.750 atletas, tendo sido referida a presença de aproximadamente 22 mil espectadores.
Entre as etapas mencionadas na proposta, esta foi a que apresentou os valores mais elevados de participação e assistência.
Estoril, 22 de agosto, e Beja, 26 de setembro
Depois das etapas de Aveiro, Santa Maria da Feira e Leiria, o HYBRID DAY passou também pelo Estoril, a 22 de agosto.
A competição tem ainda uma etapa prevista para Beja, no dia 26 de setembro.
A passagem por diferentes pontos do país foi apresentada como demonstração da expansão da competição e da sua capacidade para atrair participantes de várias regiões.
Possível impacto na restauração, alojamento e comércio
Além da componente desportiva, a proposta aponta para o potencial impacto que a deslocação de milhares de atletas, acompanhantes e espectadores poderia ter na economia local.
Restauração, alojamento, comércio e outros serviços são alguns dos setores que poderão beneficiar da realização de uma prova desta dimensão.
A eventual organização de uma etapa poderá também contribuir para promover Oliveira de Azeméis fora do concelho e incentivar a prática desportiva.
Estes potenciais benefícios terão, no entanto, de ser confrontados com os custos e exigências associados à organização.
É precisamente essa avaliação que o estudo agora aprovado deverá permitir fazer.
Manuel Almeida defende procura ativa de novos eventos
Na apresentação da iniciativa, Manuel Almeida defendeu que Oliveira de Azeméis deve estar atento a eventos que já demonstraram capacidade de mobilizar milhares de pessoas e avaliar se existem condições para os atrair para o concelho.
O vereador sustentou que o Município não deve limitar-se às iniciativas habitualmente promovidas, devendo também procurar novas oportunidades com potencial para atrair visitantes, dinamizar a economia local e projetar Oliveira de Azeméis.
Com a aprovação da proposta, cabe agora ao Município recolher a informação necessária e avaliar a viabilidade da iniciativa.
Se o estudo apresentar conclusões favoráveis, será então necessária uma nova decisão do Executivo Municipal antes de Oliveira de Azeméis poder avançar para a realização de uma etapa do HYBRID DAY.
