Domingo, 18 de Outubro de 2026
Domingo, 18 de Outubro de 2026

Real Clube Nogueirense celebra 50 anos entre a memória e a ambição

> João Pinto, que lidera o clube desde o dia 17 de junho, homenageou quem construiu o clube e traçou prioridades para o futuro, da formação às infraestruturas.
João Pinto, presidente da Direção do Real Clube Nogueirense, durante a intervenção na cerimónia comemorativa dos 50 anos do clube, perante representantes das entidades locais e convidados.
João Pinto, presidente da Direção do Real Clube Nogueirense, durante a intervenção na cerimónia comemorativa dos 50 anos do clube, perante representantes das entidades locais e convidados.
Publicidade

João Pinto, presidente da direção do Real Clube Nogueirense desde o dia 7 de junho, aponta o crescimento sustentado como prioridade. Clube conta com cerca de 110 crianças na formação e reclama melhores condições para acompanhar essa evolução.

O Real Clube Nogueirense celebrou meio século de vida no dia 7 de setembro e quer entrar numa nova fase de crescimento sustentado, com prioridade à consolidação da formação, à estabilidade da equipa sénior e à melhoria das infraestruturas. A estratégia foi traçada por João Pinto, presidente da Direção desde o passado dia 17 de junho protagoniou o único discurso institucional durante a cerimónia comemorativa dos 50 anos.

Publicidade

No plano desportivo, a formação assume um peso central. O clube conta atualmente com cerca de 110 crianças nos vários escalões, um número que traduz o crescimento registado nos últimos anos e que a direção pretende agora estabilizar.

“Crescemos bastante. Pretendemos estabilizar também a nossa formação e crescer o possível”, afirmou João Pinto.

A prioridade passa por garantir uma estrutura capaz de acolher os jovens atletas e dar continuidade ao trabalho desenvolvido no futebol de formação, sem colocar em causa a capacidade organizativa do clube.

Real Clube Nogueirense 50 anos 4
Real Clube Nogueirense 50 anos 8 1
Real Clube Nogueirense 50 anos 1
Momento do descerramento do símbolo alusivo ao Real Clube Nogueirense, integrado na cerimónia comemorativa dos 50 anos do clube.

Formação como base do projeto desportivo

A aposta nos escalões jovens não é vista apenas como uma resposta ao crescimento do número de atletas. João Pinto pretende que a formação tenha um papel estrutural no futuro do Real Clube Nogueirense e que contribua, progressivamente, para a sustentabilidade da equipa sénior.

No discurso do 50.º aniversário, o dirigente defendeu “um clube com mais proximidade à comunidade” e capaz de proporcionar às crianças “uma formação cívica e desportiva”, acrescentando que os jovens devem sentir orgulho em vestir a camisola do Real Clube Nogueirense.

A mesma lógica estende-se à equipa principal. A direção pretende uma estrutura sénior competitiva, mas apoiada numa base de formação que ajude a garantir maior sustentabilidade a médio e longo prazo.

Equipa sénior procura uma época mais tranquila

Para a equipa sénior, o objetivo imediato passa sobretudo pela estabilidade.

João Pinto admite uma aposta ligeiramente superior relativamente a épocas anteriores, mas sem alterar a filosofia de crescimento gradual que a direção pretende seguir.

“As nossas expectativas são fazer uma época mais tranquila. Estamos a apostar um bocadinho mais, mas pouco a pouco. Este ano faz todo o sentido tentar fazer uma época bastante estável”, afirmou.

A intenção é evitar uma temporada marcada pela instabilidade e criar condições para que a equipa possa competir de forma mais consistente.

No discurso proferido durante a cerimónia, o presidente já tinha deixado clara a necessidade de equilibrar ambição e prudência. “Pretendemos ambição, projetos e sabemos muito bem o trabalho que temos pela frente. Nem tudo é de fácil resolução, mas com trabalho, dedicação, esforço e colaboração de todos, conseguiremos ir mais além”, afirmou.

O aumento do número de atletas na formação coloca também maior pressão sobre as infraestruturas disponíveis.

Com cerca de 110 crianças nos escalões jovens, João Pinto considera necessário reforçar as condições existentes e apontou a construção de mais um campo sintético como uma das necessidades do clube.

+ Ler mais: Real Clube Nogueirense pede novo sintético para acompanhar crescimento da formação na comemoração dos 50 anos

Nova direção assume no ano do cinquentenário

A nova etapa desportiva e organizativa coincide com um momento particularmente simbólico para o clube.

João Pinto assumiu a presidência da Direção no passado dia 17 de junho, precisamente no ano em que o Real Clube Nogueirense celebra 50 anos de existência.

“Assumi a presidência do Real Clube Nogueirense precisamente no ano do seu 50.º aniversário. Isto, para mim, é uma enorme honra e uma enorme responsabilidade”, afirmou.

O dirigente deixou também um apelo ao envolvimento de todos: “Contem comigo, pois também conto com todos vós nesta longa caminhada.”

A mensagem enquadra-se numa ideia recorrente ao longo da intervenção: o futuro do Real Clube Nogueirense não dependerá apenas da Direção, mas do envolvimento de toda a estrutura e da comunidade que rodeia o clube.

“Este Clube não é da Direção”

João Pinto foi particularmente claro ao defender que o crescimento do Real Clube Nogueirense terá de ser um esforço coletivo.

Sócios, adeptos, empresas, patrocinadores, instituições, comunidade e Câmara Municipal foram apontados como parceiros fundamentais para os próximos anos.

“Sozinhos não conseguiremos”, afirmou o presidente, antes de deixar uma das frases mais fortes da intervenção: “Este Clube não é da Direção! É, sim, de todos aqueles que gostam dele e o querem ver crescer.”

O dirigente agradeceu ainda o apoio das famílias de todos aqueles que diariamente trabalham em prol do clube, reconhecendo o suporte dado a quem assume funções e responsabilidades na instituição.

Cinquentenário homenageia quem construiu o clube

Só depois dos desafios do presente e do futuro surge a dimensão histórica da cerimónia.

João Pinto foi o único elemento do Real Clube Nogueirense a usar da palavra e aproveitou a intervenção para homenagear todos aqueles que fizeram parte dos primeiros 50 anos da instituição.

O presidente recordou os que tiveram “a vontade e a coragem de criar e elevar este Clube”, bem como antigos presidentes e diretores, atletas, funcionários, patrocinadores, sócios e adeptos.

Houve também uma referência aos que já faleceram, mas continuam a integrar a memória coletiva da instituição.

“Alguns, ainda hoje, estão connosco. Outros já partiram e hoje são aqui lembrados, pois não deixam de fazer parte desta linda história”, disse João Pinto.

Perante representantes da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, assembleias municipal e de freguesia, Associação de Futebol de Aveiro, associações, instituições, antigos dirigentes, patrocinadores, treinadores, atletas, sócios e adeptos, o presidente classificou os 50 anos como uma “bonita e prestigiante data”.

Comemorações continuam até ao final do ano

A cerimónia marcou também o arranque de um programa comemorativo que se prolongará até ao final do ano.

Estão previstas várias iniciativas, entre elas um jantar de gala e um torneio de futebol da formação.

“Hoje é o momento para recordar, agradecer, festejar, unir gerações e, juntos, começarmos a escrever os próximos capítulos desta nova história”, afirmou João Pinto.

O presidente manifestou ainda o desejo de que o percurso iniciado há meio século continue a ser construído pelas gerações seguintes.

“Fica o desejo de que, daqui a mais 50 anos, seja celebrado o centenário, recordando toda a história desde a sua fundação.”

“Orgulhem-se desta camisola”

Na parte final da intervenção, João Pinto deixou uma mensagem especialmente dirigida aos atletas dos escalões jovens e seniores.

“Orgulhem-se desta camisola, respeitem o símbolo e, quando entrarem em campo, representem bem este nome: Real Clube Nogueirense”, afirmou.

Aos 50 anos, o clube procura assim conjugar duas dimensões: preservar a memória de quem construiu o Real Clube Nogueirense e criar condições para uma nova fase de crescimento. Para João Pinto, essa evolução passa por consolidar a formação, estabilizar a equipa sénior, melhorar as infraestruturas e reforçar a ligação à comunidade.

Azemeis.net
Author: Azemeis.net

Subscreva a newsletter azeméis.net
Publicidade
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS

×