A equipa de sub-17 de hóquei em patins da UD Oliveirense sagrou-se campeã europeia na competição internacional mais prestigiada deste escalão, o Eurockey Cup, que este se ano realizou na cidade de Blanes durante quatro dias (de quinta-feira, dia 7 a domingo), depois de derrotar por 4-2 a equipa espanhola do Igualada na final da competição que aconteceu no último domingo, dia 10. Esta competição teve a participação de 16 equipas, sendo quatro delas portuguesas: FC Porto, SL Benfica, e o Hockey Clube de Sintra
É a primeira vez na história que uma equipa da formação da UD Oliveirense vence uma prova europeia, e teve uma prestação imaculada: seis jogos, seis vitórias. O primeiro adversário ainda na fase de grupos da competição foi… o Igualada HC (Espanha). A equipa da UD Oliveirense venceu por 3-2.
Seguiu-se uma goleada (11-1) ao Peterborough RHC (Inglaterra).
E no último jogo de fase de grupos, a UD Oliveirense venceu a equipa de AFP Giovinazzo (Itália) por 5-1.
No caminho até à final, a equipa orientada por Raul Alves (considerado o melhor treinador do torneio) continuou a espalhar magia com resultados expressivos. Nos quartos de final derrotou o Hockey Clube de Sintra por 9-0, com quatro golos de Gonçalo Machado, dois de Paulo Pereira; Rodrigo Morais, Guilherme Moreira e Diogo Lemos marcaram um golo cada um.
E nas meias-finais a equipa do FC Porto foi cilindrada por 8-0 com golos de José Azevedo (3), Guilherme Moreira (2), Diogo Lemos (2) e Rodrigo Silva.
A grande final
Na grande final, a UD Oliveirense voltou a encontrar o Igualada HC, que tinha vencido na primeira jornada da fase de grupos. E as coisas nem começaram a correr bem à equipa de Oliveira de Azeméis. O Igualada foi a primeira a marcar golo, mas a UD Oliveirense conseguiu ir para o intervalo a vencer (2-1), e manteve-se em vantagem até ao final do jogo. Paulo Pereira foi o homem da partida ao apontar um hat-trick (3 golos). Foi ele que colocou a equipa à frente do marcador a oito minutos do intervalo com um vistoso golo de meia distância, alargou a vantagem logo nos primeiros minutos da segunda parte, e o terceiro golo apareceu a dois minutos do fim do jogo para fixar o resultado final (4-2). Gonçalo Machado marcou o primeiro golo da UD Oliveirense.
As emoções depois do apito final foram ao rubro. Este grupo de jogadores acabava de ficar na história do hóquei em patins europeu, e tinha escrito as primeiras páginas douradas da formação da UD Oliveirense.
A festa do título em imagens
Os oliveirenses em destaque
A UD Oliveirense foi a equipa mais representada no cinco ideal da edição de 2021 do Eurockey Cup Sub-17. Paulo Pereira foi o melhor marcador do torneio, com 11 golos apontados, destacou-se na final do torneio, foi um dos escolhidos. Guilherme Moreira foi outros dos jogadores nomeados para o cinco maravilha da competição.
E para orientar os cinco melhores jogadores do Eurockey Cup Sub-17 , o escolhido foi Raul Alves, que, tal como já escrevemos, foi o escolhido como o melhor treinador do torneio.