Ricardo Campus é o autor de AzeméisToon, a nova secção de humor aos quadradinhos do Azemeis.Net

Ano Novo, novas secções. Nasceu o AzemeisToon que pretende abordar a atualidade das mais diversas áreas da sociedade oliveirense, do desporto à política, "mantendo sempre o maior respeito por todos", diz o autor da rubrica.

0
Ricardo Campus, o autor do AzemeisToon

O Azeméis.Net inicia o ano 2021 com a criação de uma nova rubrica: o AzeméisToon, espaço de humor livre e aos quadradinhos, da autoria de Ricardo Campus, 44 anos, natural da Póvoa do Varzim e com uma ligação afetiva ao concelho de Oliveira de Azeméis. Esta secção nasce essencialmente do encontro de duas vontades: a direção do Azeméis.Net em oferecer, aos seus leitores, conteúdo de qualidade e diferenciado, onde o humor se encaixa perfeitamente, e Ricardo Campus quis voltar a trabalhar esta área que lhe dá tanto prazer.

Publicidade

O autor tem encontro marcado com os leitores do Azeméis.Net todas as quintas-feiras. Na sua semana de estreia, o autor dá-se a conhecer.


Azeméis.Net – Para as pessoas que ainda não conhecem, quem é o Ricardo Campus?
Ricardo Campus – Antes de mais quero dizer que é um prazer trabalhar convosco.  O Ricardo Campus tem 44 anos é natural da Povoa de Varzim, formado em desenho técnico industrial, e o gosto pelas artes e pelo desenho sempre esteve presentes desde muito novo. 

O que é que os nossos leitores podem esperar do AzeméisToon?
Um espaço criado a pensar nos habitantes de Oliveira de Azeméis, um humor baseado nas notícias ou acontecimentos mais relevantes, mantendo sempre o maior respeito por todos.   

Qual a tua ligação a Oliveira de Azeméis? O que é que esta cidade te transmite? 
A comemoração dos meus 10 anos de carreira foi em Oliveira de Azeméis na galeria Tomas Costa a convite do Carlos Mota. Um marco na minha carreira e uma valorização pessoal. Tendo igualmente participado em outros eventos na qualidade de ilustrador.  Mantive-me afastado de jornais e revistas, focando todas as atenções na minha loja e nas caricaturas. Mas chegou o momento de expandir o meu trabalho, fazer crescer o que tanto me realiza, a minha marca e voltar a fazer algo que também me realiza imenso, o cartoon e o humor inerente. A cidade e o momento em si marcarão uma espécie de recomeço.  

Irá haver alguma área com maior incidência no AzeméisToon, como, por exemplo política, desporto ou economia?
Não me vou basear numa área apenas. Quero chegar ao maior número de pessoas possível, para isso terei que criar em todas as áreas e naturalmente em função dos acontecimentos. 

Quando é que começou o teu gosto pela caricatura e cartoon? Quais as tuas experiências anteriores nesta área?
Desde miúdo, na escola já desenhava os meus colegas, os professores e no entretanto fui convidado para fazer caricaturas esporadicamente para uma publicação online…e desde aí, não parei mais.  Tendo inclusive já trabalhado com Clubes de Futebol, nomeadamente o Sporting e o Benfica. Já colaborei com jornais e revistas, canais de televisão, como o Porto Canal entre muitas outras colaborações ao longo de quase 11 anos. 

Uma última questão. Encaras o cartoon como poder focar a atenção em determinado assunto, mas com leveza? Sim. Existem assuntos que não cativam, que não acrescentam nada a quem os lê porque são expostos de uma forma invasiva. O meu objetivo é pegar nesses mesmos assuntos e brincar com eles. Utilizar o humor, respeitando os outros e a mim mesmo. Não será apenas um cartoon, é o meu nome que estará representado também. 

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui