Mercado provisório será no estacionamento do Intermarché

A mudança dos comerciantes para o novo mercado provisório vai acontecer nos próximos meses. Nem todos vão regressar ao Mercado Municipal. Só aqueles que têm negócio na área dos produtos frescos. Os restantes terão lugar numa nova feira a ser criada na cidade.

1
Parque de Estacionamento do Intermarché

As obras de requalificação do Mercado Municipal e a construção da nova Estação Intermodal de Transportes já foram consignadas a um consórcio que tem agora o prazo de dois anos para efetuar obra projetada pela equipa de arquitetos composta por Carlos Castanheira e Clara Basta, e que tem um investimento global na ordem dos 4 milhões de euros com comparticipação de fundos comunitários. Nos próximos tempos os comerciantes que ocupam o espaço do atual Mercado irão mudar-se para o parque de estacionamento do Intermarché, local onde ficará situado o novo mercado provisório A novidade foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na última reunião de Assembleia Municipal depois de questionado pelo deputado municipal do PSD, Albino Martins.

Publicidade

“É um local de central de fácil acesso, é lá que estamos a trabalhar para criar respostas para comerciantes e consumidores”, referiu o líder da autarquia oliveirense.

Contudo, este trata-se de um plano B. A primeira ideia do executivo camarário era o de repetir a instalação do mercado provisório. tal como já aconteceu no passado, na Praça Aníbal Campos. Joaquim Jorge chegou a revelar isso mesmo ao Azeméis.Net em agosto do ano passado, tal como pode confirmar aqui. A decisão caiu por terra devido aos novos projetos que existem para aquela zona. “Não vai ficar na Praça Abílio Campos porque está a decorrer, neste momento, um processo de licenciamento na Câmara Municipal, que a concretizar-se inviabiliza a coabitação entre o mercado provisório e a construção que está em fase de licenciamento“, revelou Joaquim Jorge.

Ao abordar este tema, o presidente do executivo camarário revelou também que todos os comerciantes instalados no atual Mercado Municipal serão transferidos para o mercado provisório… mas o mesmo já não acontecerá no regresso. “Nesta alternativa vamos albergar todas as pessoas que estão no atual mercado, mas no futuro mercado não vamos albergar todas as pessoas que estão no atual mercado”, afirma.

Oliveira de Azeméis vai ter uma feira

“Com as devidas ressalvas”, frisa Joaquim Jorge, o novo Mercado Municipal será “uma réplica do que acontece em mercados de cidades de maior dimensão”. Será um mercado que disponibilizará sobretudo produtos frescos. Neste momento, encontra-se em estudo uma alternativa para que os comerciantes com outra área de atividade possam desenvolver o seu negócio.

“A solução passará pela realização de uma feira que à semelhança do que acontece com muito sucesso na freguesia de Cesar. Podemos definir a periodicidade que muito bem entendermos. Vamos criar uma resposta que complemente este mercado de frescos”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Consignadas obras da nova Estação Multimodal de Transportes e da requalificação do Mercado Municipal

Oliveira de Azeméis
Assinatura do auto de consignação

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou o auto de consignação da construção da Estação Multimodal de Transportes e a remodelação do Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis no final de março.

Em comunicado, a autarquia sublinha que se “trata de um investimento integrado num projeto mais alargado que contempla a remodelação do Mercado Municipal transformando este edifício num equipamento moderno e atrativo onde não faltarão espaços de restauração, parque de estacionamento e sistema pick&Go para viaturas de transporte coletivo de passageiros com sala de espera e bilhética.

A obra tem prazo de execução de 24 meses e um investimento global, na ordem dos 4 milhões de euros com comparticipação de fundos comunitários.

Imagem do projeto para a requalificação do Mercado Municipal
AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

1 COMENTÁRIO

  1. Boas notícias para o progresso da cidade.
    Está Câmara tem feito coisas interessantes e a nível de flores a decorar as ruas, nunca a cidade esteve tão linda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui