O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, esteve em Oliveira de Azeméis no último sábado, dia 18, para vincar a proposta da concelhia do partido sobre a remunicipalização da água. Os bloquistas colocaram um cartaz na rotunda no Largo Luís de Camões, perto do Centro Comercial Rainha, com a frase “A água não é um negócio. É um bem essencial“.
O Bloco de Esquerda diz que “é urgente a reversão do contrato com a Indaqua” e defende que o controlo deve voltar para as mãos da autarquia. “Oliveira de Azeméis tem uma das águas mais caras do país devido a um contrato ruinoso que urge reverter”, considera a candidatura bloquista em Oliveira de Azeméis.
O contrato entre a autarquia e a Indáqua foi um dos temas abordados na entrevista concedida ao Azeméis.Net pelo candidato à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Diogo Barbosa defende que há razões jurídicas para a revogação do primeiro contrato por incumprimento por parte da empresa concessionária de água e saneamento no concelho.
Bloco de Esquerda apontou mais soluções
Os candidatos do Bloco de Esquerda percorreram o concelho de Oliveira de Azeméis durante o período de campanha eleitoral e demonstraram alguns problemas que consideram serem resolvidos urgentemente. Uma dessas visitas foi Bairro de Lações. “É urgente aumentar o parque de habitação social que, em Oliveira de Azeméis, conta apenas com pouco mais de 50 fogos concentrados em apenas um local. A habitação é uma prioridade. Propomos a criação de mais e melhor habitação social, distribuída por todo o concelho”, afirmam.
Os bloquistas também revelaram que estiveram em Aveiro, reunidos com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) para reunirem os contributos dos estudantes com vista ao melhoramento do concelho Oliveira de Azeméis. “Capacitar o nosso concelho para acolher da melhor forma os estudantes universitários que nele estudam, de forma a criar uma maior ligação entre estes e a cidade e facilitar o seu percurso académico. Este é o caminho certo para atrair mais jovens para Oliveira de Azeméis e investir na qualificação de profissionais especializados em áreas que estão intimamente ligadas à nossa indústria. As propostas da AAUAv mostraram estar em sintonia com a nossa visão daquilo que deve ser Oliveira de Azeméis, sendo que o Bloco de Esquerda já tinha, por intermédio da Assembleia da República, apresentado uma proposta com vista à construção de uma “aldeia académica” na ESAN”, avança o Bloco de Esquerda de Oliveira de Azeméis.