Carregosa vai ter um museu das artes e ofícios no edifício Vasques

O Dia Mundial dos Museus, 18 de maio, é a data favorita pelo executivo da Junta de Freguesia para a inauguração desta obra pensada para valorizar a identidade dos carregosenses.

0
Espaço que vai acolher o Museu de Artes e Ofícios de Carregosa

Naquela que foi a primeira Escola Primária do concelho Oliveira de Azeméis, mandada construir em 1883 pela benemérita de Carregosa, Eduarda Elisa de Sousa Vasques, e que agora é conhecido como edifício Vasques, funciona o posto dos Correios e o serviços administrativos da Junta de Freguesia, numa das partes do edifício. Num futuro próximo será inaugurado no espaço que até agora estava desocupado, o Museu das Artes e Ofícios de Carregosa. A informação foi avançada pela presidente da Junta de Freguesia, Helena Moreira, durante a entrevista que concedeu ao Azeméis.Net, no âmbito do ciclo de entrevistas que o jornal online de Oliveira de Azeméis está a fazer aos vários presidentes de juntas do concelho, e que pode ver clicando neste link aqui.

“Este espaço como originariamente tinha a parte masculina e feminina. Mantivemos esta dualidade. Num das partes mantivemos a funcionar o Posto dos Correios e o Serviço Administrativos da Junta de Freguesia, aberto ao público durante dia, todos os dias da semana. Primeiro procedemos ao restauro dessa área, e parte envolvente, e agora nesta parte temos a intenção de a destinar a museu. Um museu que está a ser pensado para valorizar a identidade dos carregosenses. Aquilo que poderá identificar o verdadeiro carregosense”, revela. E continua: “O povo carregosense é conhecido por ter tudo, faz tudo, desenrasca-se, criativo, e, portanto, entendemos que a melhor forma de dar a este espaço a verdadeira identidade deste território seria a falar um bocadinho sobre i aquilo que se faz por aqui”.

Helena Moreira sintetiza ainda que “não se pretende um museu de exposição, mas um espaço aberto, freco, dinâmico onde se contem histórias e se fazem história“. Na entrevista concedida ao Azeméis.Net, a presidente de Junta de Freguesia de Carregosa adianta o museu será inaugurado nesta fase final do seu mandato. Entretanto, o nosso jornal apurou que

O museu será para ser inaugurado este mandato afirma a presidente de Junta, Helena Moreira, e o Azeméis.Net apurou, entretanto, Dia Mundial dos Museus, 18 de maio, é a data favorita pelo executivo da Junta de Freguesia para a inauguração desta obra.

Este é o edifício Vasques, mandada construir pela benemérita de Carregosa Eduarda Elisa de Sousa Vasques, e onde funcionou a primeira Escola Primária do concelho

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui