Quarta-feira, 5 de Outubro de 2022
Quarta-feira, 5 de Outubro de 2022
Publicidade

Alunos do Ensino Secundário da Ferreira de Castro em mobilidade Erasmus + na Polónia

Grupo de alunas da Escola Ferreira de Castro na Polónia
Grupo de alunas da Escola Ferreira de Castro na Polónia
Publicidade

Trata-se da última etapa deste intercâmbio cultural que, ao longo de três anos, envolveu 25 alunos portugueses em mobilidades na Espanha, na Croácia, em Itália e na Inglaterra. Portugal foi também anfitrião de alunos e professores destes países que, através da Europa, têm desenvolvido competências na área da matemática, vendo com outros olhos as particularidades arquitetónicas e paisagísticas de cada um dos países. Em todas as mobilidades foram percorridas as rotas matemáticas elaboradas nos diferentes países envolvidos as quais constam de uma brochura que foi entregue pelos alunos ao vereador da educação, Dr. Rui Luzes Cabral,  antes da partida para a Polónia.

Publicidade

Segundo a coordenadora do projeto em Portugal, professora Ana Santos, apesar de todos os constrangimentos impostos pela pandemia, todo o espírito europeu e todos os valores do projeto Erasmus continuam bem vivos durante esta mobilidade. O espírito de solidariedade, de entreajuda, de tolerância está sempre presente durante este intercâmbio. Para além deste lado mais humano, foram elaborados vários exercícios matemáticos, sempre enquadrados pelo contexto histórico-cultural do país. Esta é, de facto a melhor forma de aprender e de construir conhecimento”.

O projeto Erasmus + é, de facto, uma mais-valia para a formação dos alunos e dos professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. O projeto “Maths Routes Around Europe” que concretiza na Polónia o seu epílogo contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os alunos aprenderam matemática através do património cultural dos países visitados, resolveram e realizaram desafios e roteiros, desenvolveram competências linguísticas (em toda a mobilidade o inglês é a língua de comunicação) e culturais para além do enriquecimento pessoal e social que estas “viagens” pela Europa proporcionam.

Para consultar o que foi feito no âmbito deste projeto através neste link: https://erasmusplusmaths.wixsite.com/erasmusplusmaths

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem ainda em curso mais dois projetos Erasmus +: um que prevê a mobilidade de alunos dos cursos profissionais para fins de formação em contexto de trabalho e outro para qualificação profissional de pessoal docente em não docente.

No próximo ano deverá arrancar ainda um novo projeto “Aquamaris” ligado à área da preservação dos ambientes marinhos e educação ambiental (https://www.youtube.com/watch?v=kSWBG5igNvk&t=59s).

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS