O concurso promovido pela Vidrala, Vidrala Masterclass – Design Contest, desafia anualmente estudantes do ensino superior em Portugal e Espanha a desenvolverem ideias criativas, sustentáveis e eco-friendly. Em 2021 Ana Ribeiro e João Freitas abraçaram o desafio e procuraram conceber uma garrafa de azeite “simples e tradicional” que conseguisse transmitir “a lentidão da terra, o processo de fabricação do azeite e a paciência e alma do produtor”.
O processo criativo iniciou-se com estudos sobre a forma natural da azeitona. Complementarmente, os alunos encontraram inspiração em objetos tradicionais alentejanos, como por exemplo o “cocho”, feito em cortiça e utilizado para beber água, e que estabelecem de certa forma uma forte ligação à terra. “Este cocho é um casamento perfeito com a nossa garrafa. Adaptando a sua forma podemos fazer uma concha perfeita para proteger a nossa garrafa e transportá-la. É também importante referir as capacidades térmicas da cortiça que permitem ao azeite manter a sua temperatura”, remata Ana Ribeiro e João Freitas.
A garrafa OLIE apresenta uma forma orgânica que presta de certa forma homenagem às características da azeitona proporcionado “um espaço calmo, natural e sereno” ao azeite que embala. Os alunos esclarecem que para conceber a garrafa optaram por três tipos de vidro: um mais opaco, outro tingido e uma versão transparente. Sendo a sustentabilidade um elemento importante, procuraram utilizar sempre que possível uma percentagem alta de vidro reciclado.
Para proteger a garrafa, Ana Ribeiro e João Freitas pensaram numa “casca” feita em cortiça, conectada por imãs, que evita qualquer tipo de estragos em casos de transporte.