Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

“A Caixa” vence segunda edição do Azeméis Film Festival 2022

O júri atribuiu também um Prémio Especial à atriz Leuenberger, protagonista do filme "Pássaros Engaiolados".
Publicidade

Os filmes premiados nas últimas edições do Festival de Cinema LEEFEST e do Avanca venceram a segunda edição do Azeméis Film Festival, cuja competição envolve apenas obras já distinguidas noutros certames. Entre as cinco obras a concurso, o Prémio do Festival foi para o filme mexicano “A Caixa”, com realização do cineasta venezuelano Lorenzo Vigas e anteriormente vencedor do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

O Prémio Especial coube à atriz Marie Leuenberger, protagonista do filme “Pássaros Engaiolados” de Oliver Rihs, rodado entre a Suíça e Alemanha, que já vencera no Festival de Cinema de Avanca.

Publicidade

O júri internacional foi constituído pela atriz Marina Gera (Hungria) e pelos cineastas Manuel de Coco (Grécia), Masoud Soheili (Irão), Ganna Yarovenko (Ucrânia), Igor Martins (de Oliveira de Azeméis) e pelo crítico de cinema Rui Pedro Tendinha. A escolha sobre “A Caixa” para o estatuto de melhor filme no festival dos festivais de cinema prende-se por retratar um tema social muito significativo e da maior importância no contexto daquilo que hoje a América Latina, considera António Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca, entidade que organizou a segunda edição do Azeméis Film Festival com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Este filme gira em volta das valas comuns no México. O filme começa com uma criança que vai buscar os restos dos seus pais.

O júri da segunda edição do Azeméis Film Festival
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS