O Brasão de Azeméis é uma das grandes referências gastronómicas do concelho de Oliveira de Azeméis. Uma oferta de grelhados diversificada, bom peixe e uma cozinha que responde com algumas surpresas sempre bem agradáveis.
Um restaurante com muito movimento e conta com salas amplas respondendo a todas as exigências sanitárias do momento.
Ao chegarmos ao Brasão de Azeméis vem-nos à memória um dos mais emblemáticos restaurantes da região. O hoje Brasão de Azeméis, sob a responsabilidade dos Irmãos Duarte, foi no passado o Restaurante Valente onde o Sr. Armando fez as delícias de quantos passavam na Estrada Nacional 1 e decidiam parar à entrada ou saída de Oliveira de Azeméis consoante a viagem fosse Porto-Lisboa ou Lisboa-Porto.
Feita esta referência histórica, vamos aos dias de hoje e encontramos para além do restaurante um serviço de takeaway de grande qualidade e com uma ementa que permite escolhas diversas.
O frango de churrasco tem no Brasão um destaque especial seja para levar e comer em casa ou mesmo no restaurante. Sempre no ponto com vários molhos onde se destacam o picante e o tipo Guia, sempre acompanhado com boa batata frita e com arroz que pode ser branco ou um especial com chouriça.
Mas nem só de frango vive o Brasão, pois da sua grelha saem carne e peixe fresco grelhado ao ponto.
O peixe sempre fresco e a carne de boa qualidade quer a escolha seja de porco ou vaca e uma atenção especial à vitela assada que é soberba.
Uma das especialidades que recomendo é a barriga de leitão assada no forno, sendo uma maneira diferente e original de cozinhar o leitão.

Se a escolha para a refeição for o nosso fiel amigo, a coisa pode ficar complicada, pois é difícil optar entre o bacalhau com broa, na brasa, à Zé do Pipo ou à Narcisa, sendo certo que são todos apetitosos e muito bem confecionados.
Se o mar for generoso pode encontrar no Brasão de Azeméis umas lulas gigantes tipo XXL, que são uma autêntica delícia, um prato que recomendo vivamente.
Já deu para perceber que a oferta da cozinha é muito grande, com doses bem servidas, travessas bem decoradas, com alguma originalidade.
A fruta tem um lugar especial nas sobremesas por razões familiares e somos agradavelmente surpreendidos pela decoração dos pratos de sobremesa.

Nos doces, a oferta é diversificada, tornando a escolha difícil depois de uma boa refeição.
Uma carta de vinhos generosa com oferta de várias regiões demarcadas e também com os vinhos da casa de qualidade sendo excelente na relação qualidade preço.
Apesar das diversas salas convém sempre marcar mesa pois por vezes temos que esperar algum tempo.
Merece destaque o parque de estacionamento privativo sendo mais um fator de comodidade para os seus clientes.
Vale a pena ir ao Brasão de Azeméis e entrando numa aventura gastronómica que tem quase sempre um final feliz. Esta é uma casa que faltava em Oliveira de Azeméis e em boa hora que os Irmãos Duarte transformaram o velho sonho em realidade de abrir um restaurante de qualidade na nossa cidade.
A não perder, mas não se esqueça de telefonar a marcar mesa.