Sábado, 19 de Outubro de 2024
Sábado, 19 de Outubro de 2024

Reflexão e homenagem marcam início do ano letivo 2024/2025 em Azeméis

> No arranque do ano letivo falou-se em liderança, comunicação e a atitude, e a autarquia homenageou 20 profissionais que entraram este ano na reforma.
Professor Urbano Oliveira conduziu a palestra em torno do tema “Liderança, Comunicação e Atitude” que fez refletir de uma forma leve sobre a Educação

A cerimónia de abertura oficial do ano letivo 2024/2025 no concelho de Oliveira de Azeméis  realizou-se no dia 16 de outubro no auditório da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro tendo sido marcada pela palestra em torno do tema “Liderança, Comunicação e Atitude”, pelo professor Urbano Oliveira, bem como da homenagem a duas dezenas de docentes e não docentes que entraram este ano na reforma. 

No dia da abertura de um ano letivo o vereador da educação, Rui Luzes Cabral, referiu que “esta cerimónia pretende ser um agradecimento as todas as direções, diretores e diretoras, conselhos gerais, a todo o corpo docente e não docente, a pais, avós e encarregados de educação pelo contributo que colocam ao serviço da comunidade educativa”. Referiu ainda que “estes encontros no início de cada ano letivo servem para refletir, conviver e agradecer todo o trabalho difícil que é desenvolvido”. O autarca aproveitou para sublinhar também que “o trabalho que desenvolvemos é muito difícil, porque o ser humano é difícil. Porque a vontade de cada um está, muitas vezes, distante da vontade coletiva”.

Publicidade

“O trabalho que desenvolvemos é muito difícil, porque o ser humano é difícil”

“São os professores que mantêm viva a esperança das nossas crianças e jovens”

“Liderança, Comunicação e Atitude”

Foi possível assistir a uma palestra em torno do tema “Liderança, Comunicação e Atitude”, pelo professor Urbano Oliveira que alegrou os presentes com as suas intervenções, proporcionando momentos de interação e reflexão sobre a área.

Ilda Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, reforçou a importância destas cerimónias que “proporcionam um espaço de reflexão, partilha de ideias e de encontro” e lembrou a importância que os professores têm na educação das crianças. “São os professores que mantêm viva a esperança das nossas crianças e jovens, mas também são eles que mantêm viva a esperança de que todos necessitamos para existir”, afirmou. 

O encontro contou ainda com a atuação da Fábrica de Artes e a Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

Duas dezenas na reforma 

No final do encontro foi ainda feito um agradecimento a todos os professores/as, assistentes operacionais e assistentes técnicos/as que se aposentaram neste último ano. Foram cerca de duas dezenas de profissionais que entraram este ano na reforma e que receberam das mãos do vereador com o pelouro da Educação uma flor de vidro, um diploma de agradecimento, um livro do Abílio Guimarães, uma brochura do Oliveira de Azeméis e ainda um livro de Ferreira de Castro. 

“Estou diante de uma plateia de pessoas que todos os dias acrescentam beleza à comunidade e tentam transformar pelo seu exemplo e ensinamento a vida de milhares de crianças e jovens”, afirmou Rui Luzes Cabral no momento da distinção. 

Cerca de 20 profissionais da área da educativa entram este ano na reforma e forma homenageados pela autarquia
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS