Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Editorial| Se é para acontecer, pois que seja agora

Caro(a) leitor(a), poderá encontrar nas bancas aquele que é o primeiro número do Azeméis.Net em versão jornal com periodicidade mensal. Queremos chegar até si nos primeiros dias  de cada mês durante este ano 2022. É este o compromisso inicial a que nos propomos.O Azeméis.Net nasceu em agosto de 2019 caracterizando-se como o primeiro jornal digital profissional do concelho de Oliveira de Azeméis. Trilhamos o nosso caminho praticamente no meio da pandemia provocada pelo vírus Covid-19. Crescemos, e fomos marcando a agenda do concelho. Também somos o palco de Oliveira de Azeméis no país e no mundo. Somos um dos parceiros da rede SAPO Regiões, e dizem as estatísticas que somos visitados por leitores dos quatro cantos do mundo o que nos coloca no topo do ranking de pesquisas do Google, o maior motor de buscas do mundo. Presumimos que estas visitas sejam de oliveirense que se interessam em saber o que se passa na sua terra, e que encontraram um sítio onde podem estar informados diariamente.

Agora queremos dar mais um passo. E como diz a banda portuguesa Deolinda, “se é para acontecer, pois que seja agora”. Não queremos perder a embalagem, a motivação, e a enorme vontade que sentimos em tentar voltar a implementar um segundo meio de comunicação social em Oliveira de Azeméis. Com este passo iremos perceber como responde o mercado. E parafraseando outro nome grande da música portuguesa, Jorge Palma, “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”. 

Queremos oferecer aos oliveirense mais informação e mais pluralidade. Em formato papel propomo-nos a explicar a atualidade oliveirense com maior detalhe. Queremos também que a informação que produzimos chegue a mais oliveirenses. Os dados provisórios dos Censos 2021 sobre o concelho de Oliveira de Azeméis, que publicamos nesta primeira edição, indicam que a população oliveirense está um pouco mais envelhecida. Dizem também os estudos que as gerações mais antigas continuam a preferir o manuseamento de um jornal físico. Foram essencialmente estes dados que nos fizeram avançar para o jornal em papel. 

Escrevi no editorial do nosso especial sobre as festas de La Salette, publicado em agosto de 2021,  que na altura não tínhamos certezas sobre a viabilidade económica sobre este projeto, apenas muita coragem em tentar colocar de pé um novo meio de comunicação social em Oliveira de Azeméis, e muita paixão por aquilo que fazemos. Continuamos na mesma linha, e ainda mais arrojados ao engrossarmos a nossa lista de despesas com a impressão e paginação deste jornal numa altura em que a sensatez mandar abrandar investimentos.

Mas, no fundo, sabemos que estamos a tomar as decisões certas. Se alguma dúvida podia pairar no ar fica dissipada com o trabalho que publicamos sobre os 80 anos de vida Comendador António da Silva Rodrigues. Ficamos a saber que os maiores investimentos daquele que é o sexto homem mais rico do país foi feito em alturas de crise para que o grupo que lidera estivesse mais preparado para quando os mercados voltassem à normalidade. Adaptando à devida realidade, é isso que estamos a fazer. A investir num produto informativo que os oliveirenses possam acarinhar com força quando a realidade económica estiver mais simpática.

Contamos com todos os oliveirenses e todos vós podem contar com o rigor do Azeméis.Net.

Um forte abraço e até ao mês de abril.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS