Sábado, 30 de Novembro de 2024
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Mitsubishi Eclipse Cross híbrido plug-in já está disponível em Portugal

Este é o renovado Eclipse Cross da Mitsubishi
Este é o renovado Eclipse Cross da Mitsubishi

Esteticamente, o renovado Eclipse Cross adota nova imagem de marca, denominada Dynamic Shield. Uma frente mais musculada, uma traseira totalmente redesenhada, (agora sem o óculo bipartido), novos farolins em forma de ‘T’, jantes de 18” e um novo portão da bagageira são algumas das novidades.

Já no interior, destaque para o novo ecrã central (maior e com botões de acesso direto), e para os revestimentos em carbono e preto piano no painel de instrumentos, volante, consola central e painéis das portas. Apesar do chassi ser o mesmo, o SUV nipónico está 14 cm mais comprido, fruto do novo desenho da traseira. A bagageira tem agora uma capacidade que varia entre os 328 e os 1.108 litros com os bancos rebatidos.  

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Até 55 Km em modo elétrico

Mas o principal motivo de interesse do novo Eclipse Cross é a nova mecânica híbrida plug-in (PHEV), a mesma do Outlander híbrido plug-in. Este sistema é composto por um motor a gasolina (ciclo Atkinson) de 2,4 litros com 98 cv e 211 Nm, a que se juntam dois motores elétricos: um, à frente, a debitar 82 cv e 137 Nm de binário, e outro, atrás, com 95 cv e 195 Nm. A auxiliar os motores elétricos temos uma bateria de tracção em iões de lítio, com 300V e 13,8 kWh de capacidade, sendo este um dos raros PHEV que pode recarregar em AC (a 3,7 kW), mas também em DC, a 22 kW, o que lhe permite carregar de 0% a 80% em 4 horas, na primeira opção, ou em apenas 25 minutos, na segunda. Numa tomada doméstica de 10A o carregamento total demora cerca de 5,5 horas.

Ao contrário do que é habitual, o motor a combustão (não tem caixa de velocidades nem ligação às rodas), apenas gera energia. Ou seja, a locomoção é assegurada exclusivamente pelos dois motores elétricos. A potência combinada dos três motores é de 188 Cv, o que garante ao Eclipse Cross PHEV acelerar dos 0-100 km/h em 10,9 segundos e a atingir 162 km/h de velocidade máxima.

O Eclipse Cross tem três modos de condução possíveis, geridos de forma automática pelo sistema operativo. No modo 100% elétrico, recorre apenas aos dois motores elétricos e pode ser utilizado a velocidades até 135 km/h. Com a bateria carregada é possível percorrer até 55 Km, em ciclo urbano, sem gastar combustível.

O modo híbrido em série, também privilegia a utilização dos motores elétricos, embora neste caso, o motor de combustão funcione como gerador para carregar a bateria de tracção sempre que o nível desta for baixo ou seja preciso uma forte aceleração.

No modo híbrido Paralelo, é motor de combustão que puxa as rodas dianteiras e carrega a bateria, no primeiro caso com o auxílio do motor elétrico dianteiro, enquanto o motor elétrico traseiro faz girar as rodas traseiras de forma permanente. Este modo funciona acima dos 135 km/h (ou 65 Km se o nível da bateria for baixo), sendo que, quando a velocidade baixa, o sistema muda pra o modo híbrido em Série ou para o modo EV (100% elétrico).

Para além destes modos da condução o condutor pode ainda selecionar o modo Save, que serve para guardar a energia das baterias, ou o modo Charge para recarregar as baterias com o motor a gasolina, quando não é possível ligar o Eclipse Cross à tomada. Estão ainda disponíveis seis níveis de intensidade da travagem em desaceleração. Dado que tem um motor elétrico em cada eixo, o Eclipse Cross tem transmissão às quatro rodas.

€ 32.990 para empresas e € 46.728 para particulares

Proposto no mercado nacional com um único nível de equipamento, que já inclui faróis dianteiros (incluindo os de nevoeiro) em LED, jantes de 18” com pneus 225/55, câmara traseira, head-up display, cruise control e limitador de velocidade, ar condicionado automático bi-zona, sistema SDA de 8” e controlo remoto por smartphone, o renovado Mitsubishi Eclipse Cross já está disponível no concessionário Corvauto, em Aveiro.

Quanto a preços, está disponível a partir de € 46.728 euros para clientes particulares.  Se for adquirido por uma empresa, o preço baixa para uns muito competitivos € 32.990 + IVA, fruto das emissões de CO2 de apenas 46 g/km e da autonomia elétrica de 55 km em ciclo urbano, condições que permitem ao modelo usufruir dos incentivos fiscais em vigor, a taxa de tributação autónoma é de 10%.

Para além da habitual garantia geral da marca de 5 anos e 100 000 km, o Eclipse Cross PHEV usufrui de uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para a bateria. Com Via Verde paga Classe 1 nas portagens.

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