Terça-feira, 26 de Novembro de 2024
Terça-feira, 26 de Novembro de 2024

Restaurante Casa Ibérica: o cozido à portuguesa é de comer e chorar por mais, e a paixão pela UD Oliveirense está espalhada pelo espaço

> Zórinho, o proprietário deste espaço, é neto de Carlos Osório, o patrono do Estádio da UD Oliveirense. Aqui há várias referências ao clube de Oliveira de Azeméis, e o futebol é permanentemente tema de conversa. De preferência acompanhado por uma feijoada à portuguesa, bacalhau frito, ou, se tiver sorte, uns rojões rojões acompanhados com sangue cozido.
Há recordações da UD Oliveirense espalhadas pelo Restaurante Casa Ibérica
Há recordações da UD Oliveirense espalhadas pelo Restaurante Casa Ibérica

Na nossa cidade e no concelho temos felizmente restaurantes de excelência. Uma oferta diversificada sempre apoiada numa cozinha muito tradicional e até apetece dizer que o segredo está na cozinha e no cozinheiro ou cozinheira.

O espaço que hoje visitamos tem um cozinheiro de mão cheia, um self made man que desde cedo mostrou ter muito jeito para cozinhar uns petiscos.

Publicidade

Quem conhece diz que já o saudoso pai era um exímio chefe de cozinha para os muitos amigos que teve ao longo da sua vida.

O Luís Osório, mais conhecido por Zórinho, abriu a Casa Ibérica – Restaurante e Petisqueira, onde se come muito bem. Um espaço recente mas repleto de história e histórias.

Luís Osório, ou simplesmente Zórinho, tem o dom de bem servir e conquistar clientes

Um espaço pequeno, mas muito acolhedor, onde o cliente se sente completamente em casa. Pode almoçar ou jantar, preferencialmente por encomenda, e depois ficar para conversar à volta da mesa sobre aventuras ou desaventuras da vida.

Muito se fala de futebol, mas aqui o principal clube é a União Desportiva Oliveirense ou não tivesse a família do Luís Osório uma ligação afetiva e familiar ao principal clube da terra que está a caminho do centenário. Carlos Osório seu familiar é o patrono do atual estádio do Clube.

Há várias memórias espalhadas pelo espaço. Nesta foto está uma camisola autografada pela equipa de basquetebol da Ud Oliveirense

Voltando à mesa aqui podemos iniciar a nossa viagem gastronómica por uma tábua de presunto e bom queijo.

A ementa é sempre muito sugestiva e faz lembrar a comida de casa que só a avó ou mãe sabem fazer.

Uma valente feijoada que pode ser tradicional ou à brasileira, uma dobradinha com mão de vaca ou um galo caseiro estufado na panela com ervilhas, são boas opções.

A vitela e o cabrito assado são divinais e merecem ser provados, pois confecionado com o dedo do Luís Osório tudo sai da cozinha para se comer e chorar por mais.

Quem prova o cozido à Portuguesa não resiste e vai voltar à rua da Imprensa Oliveirense para comer à moda antiga com sabor apurado das carnes nobres e dos enchidos tradicionais.

Aspeto da Feijoada à Portuguesa do Zórinho, uma dos pratos obrigatórios para quem passa na Casa Ibérica

Se tiver sorte também pode comer uns rojões acompanhados com sangue cozido, batatinha no pingue, grelos e papas de sarrabulho.

O bacalhau frito é outra boa escolha.

Mas onde se come bem, em regra, bebe-se melhor.

A Casa Ibérica tem uma oferta de vinhos bastante equilibrada e de várias regiões demarcadas, mas de enorme qualidade, pois o responsável pela casa é um homem exigente e só tem coisa boa para os clientes e amigos.

Esta é outra particularidade deste espaço, em cada cliente um amigo e assim vai crescendo o número de clientes e a fama deste pitoresco espaço bem no centro da cidade muito próximo da zona desportiva.

Não se esqueça de telefonar para reservar mesa e escolher o repasto que pode degustar no sítio ou então levar para casa, sendo que nesta opção, perde a oportunidade de uma tertúlia agradável sobre diversos temas da atualidade.

Um espaço diferente, pequeno, simpático, familiar e acolhedor e quando a casa é conhecida pelo diminutivo do seu proprietário/cozinheiro é meio caminho andado para se comer muito bem, estando o Chefe Zórinho de parabéns.

A Casa Ibérica é isso mesmo, um espaço onde o “Zórinho” é rei na arte da cozinha e de bem receber.

Visite que vai gostar, com toda a certeza, aqui é como o algodão, não engana…

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS