Há um projeto que o presidente da Junta de Freguesia de Fajões já tem em carteira para dinamizar, no futuro, o Monte de São Marcos: é o “Nordeste Fest OAZ”, que pretende ser uma feita agrícola e gastronómica . A ideia foi apresentada por Óscar Teixeira durante a entrevista que concedeu ao Azeméis.Net
Uma das grandes apostas do autarca, neste seu primeiro mandato, foi a requalificação do Monte de São Marcos, o ponto de turístico da freguesia com maior potencial. A candidatura para a sua requalificação já foi aprovada, e as obras poderão arrancar em breve, para estarem concluídas até ao final do ano. Um dos pontos que constava, no concurso da requalificação deste espaço foi o de garantir a respetiva dinamização do espaço. A partir desse momento que surgiu a ideia da criação de um novo evento de grande dimensão na freguesia.
Óscar Teixeira explica que o “Nordeste Fest OAZ” será “uma feira agrícola e gastronómica, fazendo lembrar um pouco os antepassados da região, que sempre viveram da aprodução agrícola”. A aposta passará por atrair forasteiros através de um cartaz de eventos com “nomes interessantes”. O líder da freguesia de Fajões revela também, sobre esteve evento, que na fase inicial serão lançados desafios às associações das cinco freguesias do nordeste do concelho para participar no evento (Fajões, Cesar, Carregosa, Nogueira do Crava e Pindelo) “para trazer os seus usos e costumes para o evento“.
As expectativas para o “Nordeste Fest OAZ” são altas. “Este será o início, e no futuro será alargado às associações do concelho. Acho que conseguiremos chegar a um patamar idêntico ao do Mercado à Moda Antiga, que já é um patamar de nível nacional”, elucida Óscar Teixeira.
Veja, o vídeo que se segue, o excerto da entrevista do autarca ao Azeméis.Net em que revela esta novidade.