Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022
Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022
Publicidade

Vadia produz a primeira cerveja artesanal 100% made in Ossela

Colheita da cevada em Ossela no último fim de semana
Colheita da cevada em Ossela no último fim de semana
Publicidade

No ano passado os proprietários da Cerveja Vadia, com sede na freguesia de Ossela, fizeram um teste embrionário para perceber a possibilidade de criar, ainda em que pequena escala, uma cerveja artesanal 100% osselense. Este ano a empresa partiu com o objetivo claro de produzir uma edição limitada. No último fim de semana 15 voluntários colheram 1 000 quilogramas de cereal. O resultado final só ficará a ser conhecido dentro de dois meses.

“Para já, apenas cortamos e fizemos medas. Daqui a duas a três semanas temos de malhar. Separar o cereal da palha. Depois vamos deixar repousar, e dentro de um a dois meses fazemos a maltagem. Vamos fazer alguns testes, pequenos lotes, para aferir a qualidade da maltagem”, explica Victor Silva, um dos sócios da Cerveja Vadia.

Publicidade

A cerveja artesanal 100% osselense só será apreciada pelos apreciadores da zona. “A cerveja 100 osselense é uma coisa mais limitada. E mais arrojada. Será muito difícil ter aplicação comercial. A ideia é obviamente dar a provar e será sempre em proximidade devido à pequena escala”, esclarece Victor Silva.

O projeto da produção de um cerveja artesanal made in Ossela surge na sequência do objetivo de produzir cervejas 100% em Portugal, o que é por si só um grande desafio. “A ideia primordial é ter uma cerveja 100% nacional. E isso já conseguimos. Não é fácil porque Portugal não é um país produtor destas matérias-primas. Apenas produzimos 30% da cevada dística usada na produção da cerveja em Portugal. A nossa cerveja 100 % nacional é feita com malte de cevada portuguesa, lúpulo das terras de Santa Maria e uma percentagem de arroz do Valente Marques”, conclui o sócio da Cerveja Vadia.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS