O setor cooperativo e leiteiro foram honrosamente reconhecidos pelo Presidente da República Portuguesa em cerimónia decorrida no Palácio de Belém no dia 26 de setembro. Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu a Proleite, empresa sediada e Loureiro, e o Comendador Santos Gomes, que comandou os destinos da cooperativa nos últimos 30 anos.
A Proleite foi distinguida como membros Honorários da Ordem do Mérito, sendo as insígnias entregues a seu presidente do Conselho de Administração, Vítor Santos. A distinção acontece quando a cooperativa agrícola de produtores de leite com sede em Loureiro está a comemorar 60 anos.
O Comendador Manuel Santos Gomes, anterior Presidente da Confagri e da Proleite, natural de Fajões, foi agraciado com o grau de Grande Mestre da Ordem do Mérito pelo seu percurso de sucesso, conseguido a pulso, nas últimas três décadas.
A CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal sublinha “estas são distinções que muito nos apraz testemunhar, pois são sinónimos da importância, muitas vezes pouco reconhecida, que o cooperativismo agrícola representa para Portugal, tanto a nível social como económico”.