14 anos depois o FC Pinheirense volta a ascender à principal divisão da Associação de Futebol de Aveiro. E no início da época nada fazia prever este desfecho. O técnico que começou a época, Alexandre Ferreira, teve um mau começo, acumulando duas derrotas em dois jogos – na primeira jornada contra o AD Valonguense por 2-1, e na segunda jornada contra o AD Valecambrense, em casa, por 3-1.
O presidente Vítor Silva acabou por despedir o técnico ao final de duas jornadas, que assumiu não ter capacidade para gerir a equipa, e assumir o comando técnivo como já tinha acontecido em outras épocas. A terceira jornada também não correu de feição: o Pinheirense perdia contra o Macieira de Cambra por 3-2. Mas a partir daí foi sempre a somar pontos até a penúltima jornada do campeonato que ditou a subida de divisão, ao ter conseguido o empate (1-1), em casa, já praticamente no final do jogo (87’) contra o Calvão num jogo de nervos. O Pinheirense esteve em desvantagem, mas as intervenções do presidente acabaram por chamar os jogadores à ação, que desde o início do jogo só pensavam na festa da subida.
Vítor Costa assume que quando assumiu o comando técnico, a ideia era ser uma solução transitória e que o objetivo seria assegurar a permanência. Resultado final: Vitor Costa assumiu o papel de treinador até ao fim, e conseguiu a subida de divisão. O segredo maior nesta caminha, considera o presidente-treinador, está na competência na gestão de balneário e de jovens jogadores, e de todos saberem separarem as águas. Dentro do balneário quem manda é o treinador. Da porta do balneário para fora voltam a ser todos iguais.
O PLANTEL DO FC PINHEIRENSE
#2- André Carvalho (defesa)
#3 – Luis Almeida (defesa)
#4 – Jhonatan Santos (defesa)
#5 – Francisco Padinha (defesa)
#7 – Rafael Soares (médio)
#8 – João Costeira (médio)
10- João Marques (avançado)
#13 – João Silva (médio)
#15 – Diogo Velhas (médio)
#17– Ata Camala (avançado)
#19 – João Oliveira (médio)
#20 – Thiago Silva (avançado)
#21 – Bruno Oliveira (avançado)
#46 – Mário Cardoso (avançado)
#70 – Fábio Nunes (médio)
#77 – Fábio Pereira (médio)
#81 – Diogo Matos (guarda-redes)
#99 – José Rodrigues (guarda-redes)
___________
OS NÚMEROS DO FC PINHEIRENSE
10
Número de golos do melhor marcador da equipa, Mário Cardoso
16
Número de jogos consecutivos sem derrotas do FC Pinheirense até ao momento