Ministra promete apoio do Governo até que problema de água e saneamento esteja resolvido no concelho

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu, na sua passagem por Oliveira de Azeméis, que o Governo estará ao lado do município até que o saneamento básico e as redes de água deixem de ser um problema.

0
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve em Oliveira de Azeméis para lançar a primeira pedra do futuro Fórum Municipal, mas também deixou uma promessa para o concelho: o governo estará “ao lado” da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis até que o problema do saneamento e a falta de redes de água esteja resolvido.

Publicidade

“Estamos disponíveis para ajudar a resolver de uma vez por todas um problema que subsiste de forma incompreensível”, garantiu a governante. A ministra esclareceu que, no próximo quadro comunitário de apoio, este tipo de obras serão financiadas pelos Programas Operacionais Regionais e desafiou o executivo a preparar os projetos “porque logo que tenhamos as verbas do Portugal 2020 daremos absoluta prioridade a esta vossa necessidade”. Tendo isto em conta, ministra deixou um conselho ao executivo camarário: “Preparem projetos”.

A promessa da ministra da Coesão Territorial surgiu em resposta ao discurso do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, que fez notar as consequências do problema de uma forte cobertura de água e saneamento no concelho. “Oliveira de Azeméis é um concelho fortemente industrializado, com cerca de 7 500 empresas, e responsável por 1,6% das exportações nacionais mas, apesar de todas dinâmicas económicas e sociais continua a ser um dos concelhos do país com a mais baixa taxa de cobertura da rede de saneamento”, afirmou o presidente considerando que esta carência “compromete a competitividade e a atratividade do concelho”.

Embora já exista obra no terreno, Joaquim Jorge pediu a ajuda da ministra para “termos a capacidade de introduzir no novo quadro comunitário de apoio verbas para essa área” uma vez que sem a ajuda do Governo será difícil vencer este problema ambiental e de saúde pública.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui