Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Publicidade

Manuel Alberto Pereira anuncia investimento de € 300 mil em pavimentações e €110 mil para requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis

O edifício sede da UF de Oliveira de Azeméis vai ser intervencionado
O edifício sede da UF de Oliveira de Azeméis vai ser intervencionado
Publicidade

A Assembleia da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa reuniu-se recentemente com carácter de urgência para a retificação do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) para o ano de 2021. No primeiro plano PPI apresentado para o ano de 2021 estava previsto um investimento de cerca de 265 mil euros, e com a retificação aprovada na reunião de Assembleia de Freguesia, com a abstenção do PSD, que incluiu os quase meio milhão de euros de saldo de gerência transferidos do ano de 2020, a União de Freguesias liderada por Manuel Alberto Pereira passou a ter um orçamento de investimentos na ordem dos 700 mil euros.

“Este orçamento resulta do saldo gerência do ano de 2020 que seria incorporado em abril. No entanto, esta alteração à Lei do orçamento de 2021 foi pedido que fosse incorporado este fluxo de caixa agora. Nesta assembleia foi aprovado o fluxo de caixa, e foi possível já incorporado no orçamento de 2021”, explicou ao Azeméis.Net o presidente da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa, Manuel Alberto Pereira.

Publicidade

O Azeméis.Net teve acesso ao mapa de investimentos da União de Freguesias para o ano de 2021, e dos vários items destacam-se os 324 mil euros reservados para várias pavimentações a realizar-se nas cinco freguesias que compõem a União, 110 mil euros para a sede da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa, e 75 mil euros para a requalificação do edifício da Associação de Socorros Mútuos em Santiago de Riba-Ul.

As obras de requalificação do edifício sede da União de Freguesias irão iniciar ainda este ano. “Está previsto o lançamento da obra em breve. Trata-se da requalificação do edifício sede no seu interior, exterior, e espaços envolventes”, anuncia Manuel Alberto Pereira.

Dos 300 mil euros previstos em pavimentações, há arruamentos que já foram lançados a concurso. “Neste item trata-se de um reforço de 210 mil euros do que estava inicialmente previsto. Tratam-se de arruamentos nas cinco freguesias. Algumas obras já foram lançados, e agora há o reforço. São arruamentos diversos. Vias de comunicação diversas. Neste momento já estão a concurso os arruamentos de vária ruas: do Serro, em Adães, Santiago Riba-Ul, e em Vilar”, refere o líder da União de Freguesias.

O investimento é para ser realizado durante este ano de 2021. “Não quisemos fazer as intervenções de forma casuística. Fomos fazendo uma ou outra intervenção. Primeiro porque não tínhamos verba, e depois porque o próprio município não tinha essa capacidade, e nós não íamos avançar com essa obra sozinhos. Tivemos de esperar algum tempo, que foram três anos, em que pudéssemos incorporara um conjunto de verbas que pudessem fazer fase a este tipo de investimentos”, justifica Manuel Alberto Pereira.

Oposição fala em possível milagre vergonhosoem ano de eleições

Como já referimos no início do artigo o novo Plano Plurianual de Investimentos do ano de 2021 da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa foi aprovado na última Assembleia de Freguesia com a abstenção do PSD. O líder da oposição, António Rosa, criticou no seu discurso o facto de “a Junta de Freguesia, ao longo dos últimos 3 anos” ter sido “claramente incapaz de executar obra”, “claramente incompetente no cumprimento da sua missão de melhorar as condições de vida dos seus fregueses”.

Por isso, o autarca refere que “seria impensável e vergonhoso que, depois de ao longo dos três primeiros anos do mandato ter investido pouco mais de 200 mil euros, fosse agora operar-se um milagre de ano de eleições e acontecer um investimento recorde”. E conclui: “Nem entoando a melodia da gestão rigorosa conseguiria fazer os oliveirenses compreenderem tamanha transformação”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Relacionados

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS