Manuel Alberto Pereira anuncia investimento de € 300 mil em pavimentações e €110 mil para requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis

A União das Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl retificou o Plano Plurianual de Investimentos para este ano de 2021 na última Assembleia de Freguesia, que prevê investimentos na ordem dos 700 mil euros. Oposição fala em possível milagre vergonhoso… em ano de eleições.

0
O edifício sede da UF de Oliveira de Azeméis vai ser intervencionado

A Assembleia da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa reuniu-se recentemente com carácter de urgência para a retificação do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) para o ano de 2021. No primeiro plano PPI apresentado para o ano de 2021 estava previsto um investimento de cerca de 265 mil euros, e com a retificação aprovada na reunião de Assembleia de Freguesia, com a abstenção do PSD, que incluiu os quase meio milhão de euros de saldo de gerência transferidos do ano de 2020, a União de Freguesias liderada por Manuel Alberto Pereira passou a ter um orçamento de investimentos na ordem dos 700 mil euros.

“Este orçamento resulta do saldo gerência do ano de 2020 que seria incorporado em abril. No entanto, esta alteração à Lei do orçamento de 2021 foi pedido que fosse incorporado este fluxo de caixa agora. Nesta assembleia foi aprovado o fluxo de caixa, e foi possível já incorporado no orçamento de 2021”, explicou ao Azeméis.Net o presidente da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa, Manuel Alberto Pereira.

O Azeméis.Net teve acesso ao mapa de investimentos da União de Freguesias para o ano de 2021, e dos vários items destacam-se os 324 mil euros reservados para várias pavimentações a realizar-se nas cinco freguesias que compõem a União, 110 mil euros para a sede da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa, e 75 mil euros para a requalificação do edifício da Associação de Socorros Mútuos em Santiago de Riba-Ul.

As obras de requalificação do edifício sede da União de Freguesias irão iniciar ainda este ano. “Está previsto o lançamento da obra em breve. Trata-se da requalificação do edifício sede no seu interior, exterior, e espaços envolventes”, anuncia Manuel Alberto Pereira.

Dos 300 mil euros previstos em pavimentações, há arruamentos que já foram lançados a concurso. “Neste item trata-se de um reforço de 210 mil euros do que estava inicialmente previsto. Tratam-se de arruamentos nas cinco freguesias. Algumas obras já foram lançados, e agora há o reforço. São arruamentos diversos. Vias de comunicação diversas. Neste momento já estão a concurso os arruamentos de vária ruas: do Serro, em Adães, Santiago Riba-Ul, e em Vilar”, refere o líder da União de Freguesias.

O investimento é para ser realizado durante este ano de 2021. “Não quisemos fazer as intervenções de forma casuística. Fomos fazendo uma ou outra intervenção. Primeiro porque não tínhamos verba, e depois porque o próprio município não tinha essa capacidade, e nós não íamos avançar com essa obra sozinhos. Tivemos de esperar algum tempo, que foram três anos, em que pudéssemos incorporara um conjunto de verbas que pudessem fazer fase a este tipo de investimentos”, justifica Manuel Alberto Pereira.

Oposição fala em possível milagre vergonhosoem ano de eleições

Como já referimos no início do artigo o novo Plano Plurianual de Investimentos do ano de 2021 da União de Freguesias de Oliveira Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Madaíl e Macinhata da Seixa foi aprovado na última Assembleia de Freguesia com a abstenção do PSD. O líder da oposição, António Rosa, criticou no seu discurso o facto de “a Junta de Freguesia, ao longo dos últimos 3 anos” ter sido “claramente incapaz de executar obra”, “claramente incompetente no cumprimento da sua missão de melhorar as condições de vida dos seus fregueses”.

Por isso, o autarca refere que “seria impensável e vergonhoso que, depois de ao longo dos três primeiros anos do mandato ter investido pouco mais de 200 mil euros, fosse agora operar-se um milagre de ano de eleições e acontecer um investimento recorde”. E conclui: “Nem entoando a melodia da gestão rigorosa conseguiria fazer os oliveirenses compreenderem tamanha transformação”.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui