Há uma nova janela de oportunidade para que Oliveira de Azeméis possa aumentar a sua taxa de saneamento básico no concelho num futuro próximo ano através de um subsídio no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUUR). A informação foi avançada pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, José Pedro Fernandes, no início desta semana.
Oliveira de Azeméis é um dos seis municípios (os outros são Felgueiras, Lousada, Paredes, Santo Tirso e Trofa) que preenche os critérios exigidos para estas candidaturas no âmbito do programa acima referido, o POSEUUR: tem menos de 80% de rede de saneamento, mais de 350 habitantes por quilómetro quadrado e a futura intervenção servirá mais mil alojamentos.
No conjunto dos seis municípios será investido mais de seis milhões de euros para o aumento da taxa de saneamento. Oliveira de Azeméis (e cada um dos outros municípios) poderá receber até 1,6 milhões de euros de candidatura, correspondendo a dois milhões de investimento.
Os avisos para a candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUUR) serão abertos no dia 12 de outubro, prolongando-se até 19 de novembro. E durante o início do próximo ano, o município de Oliveira de Azeméis poderá estar em condições de anunciar mais investimento na rede de saneamento.
O ministro José Pedro Fernandes indicou ainda que a autarquia Oliveira de Azeméis é uma das que irá merecer maior atenção no próximo quadro comunitário devido aos atrasos que apresentam nas taxas de cobertura de saneamento.