54,7% do concelho de Oliveira de Azeméis já tem acesso a saneamento básico

Crescimento. Estão  concluídas as obras do mais recente Plano de Investimentos, no valor de 4,3 milhões de euros, para alargamento da rede de água e saneamento que passou a cobrir mais de metade do concelho de Oliveira de Azeméis. 

0

As obras do mais recente Plano de Investimentos para alargamento da rede de água e saneamento no concelho de Oliveira de Azeméis foram concluídas. A empreitada lançada após negócio celebrado entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Indaqua, estendeu a rede em 47 km e permitiu que mais de seis mil pessoas passassem a ter acesso a saneamento básico.

Publicidade

Agora, mais de metade do concelho de Oliveira de Azeméis tem garantido o acesso à rede pública que encaminha as águas residuais para que tenham um tratamento correto, antes de serem devolvidas ao meio ambiente. O aumento da taxa de cobertura da rede de saneamento para os 54,7% foi possível com um plano de investimentos no valor de 4,3 milhões de euros.

São Roque, Cucujães, Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes foram as localidades onde as obras de ampliação foram concluídas mais recentemente,  juntando-se ainda Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul e Travanca, que viram a intervenção ser terminada no verão passado. 

O plano de investimentos executado pela Indaqua de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, levou à construção, no total das sete freguesias intervencionadas, de 47,11 km de condutas com capacidade para servir 2.656 habitações e 6.110 habitantes. Nogueira do Cravo passou a ser a freguesia com a maior taxa de cobertura da rede de saneamento com 93,5%, seguindo-se de Oliveira de Azeméis 93,4%, São Roque, de 92,3%, e Macieira de Sarnes, de 90,3%. São estas as únicas quatro freguesias com taxas de saneamento acima dos 90%. Cucujães passou a ter uma taxa de cobertura de 84,5%, e Santiago de Riba-Ul, 81,5%. Já a freguesia passou de uma taxa de cobertura de 4,5% para 35,30%.

O plano de investimentos agora terminado incluiu alargamentos na rede pública de abastecimento de água, nas localidades em que esta não estava ainda disponível. Para este serviço, foram construídos cerca de 5 km de novas condutas.

“A conclusão deste plano traduz-se numa melhoria generalizada da qualidade de vida dos oliveirenses, ao mesmo tempo que se reflete positivamente no ambiente do concelho. Com efeito, a rede de saneamento tem um papel de grande relevância na gestão ambiental dos territórios, enquanto alternativa a soluções menos seguras como as fossas sépticas, que podem facilmente levar à contaminação dos solos e dos cursos de água subterrâneos, pondo em risco, por consequência, a saúde pública”, explica Nuno Laranjo, diretora-geral da Indaqua de Oliveira de Azeméis. 

O responsável pela empresa concessionária da rede de água no concelho, aleta para a importância do alargamento da rede e da manutenção contínua. “Assim, é essencial alargar a rede, mas também fazer a sua manutenção contínua, garantida pela Indaqua, para que opere de forma eficaz, protegendo o ambiente e a população”, conclui. 

+ Saiba Mais: Mais obras no Terreno e outras à espera do visto do Tribunal de Contas

+ Saiba Mais: Nogueira do Cravo é a freguesia do concelho com maior taxa de cobertura de rede de água e saneamento

___
Números

6 110 

Número de habitantes beneficiados com o alargamento da rede de saneamento no concelho

2 656

Número de novas habitações que passaram a ter ao dispor a possibilidade de se ligarem à rede

93,5%

Nogueira do Cravo é agora a freguesia com maior taxa de cobertura da rede de saneamento. 

47,11

Comprimento (em quilómetros) das novas condutas adicionadas para o aumento da rede de água e saneamento

Número de quilómetros das novas condutas de água  

*Artigos que constam da edição número 4 do jornal Azeméis.Net, já nas bancas
AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui