As obras do mais recente Plano de Investimentos para alargamento da rede de água e saneamento no concelho de Oliveira de Azeméis foram concluídas. A empreitada lançada após negócio celebrado entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Indaqua, estendeu a rede em 47 km e permitiu que mais de seis mil pessoas passassem a ter acesso a saneamento básico.
Agora, mais de metade do concelho de Oliveira de Azeméis tem garantido o acesso à rede pública que encaminha as águas residuais para que tenham um tratamento correto, antes de serem devolvidas ao meio ambiente. O aumento da taxa de cobertura da rede de saneamento para os 54,7% foi possível com um plano de investimentos no valor de 4,3 milhões de euros.
São Roque, Cucujães, Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes foram as localidades onde as obras de ampliação foram concluídas mais recentemente, juntando-se ainda Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul e Travanca, que viram a intervenção ser terminada no verão passado.
O plano de investimentos executado pela Indaqua de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, levou à construção, no total das sete freguesias intervencionadas, de 47,11 km de condutas com capacidade para servir 2.656 habitações e 6.110 habitantes. Nogueira do Cravo passou a ser a freguesia com a maior taxa de cobertura da rede de saneamento com 93,5%, seguindo-se de Oliveira de Azeméis 93,4%, São Roque, de 92,3%, e Macieira de Sarnes, de 90,3%. São estas as únicas quatro freguesias com taxas de saneamento acima dos 90%. Cucujães passou a ter uma taxa de cobertura de 84,5%, e Santiago de Riba-Ul, 81,5%. Já a freguesia passou de uma taxa de cobertura de 4,5% para 35,30%.
O plano de investimentos agora terminado incluiu alargamentos na rede pública de abastecimento de água, nas localidades em que esta não estava ainda disponível. Para este serviço, foram construídos cerca de 5 km de novas condutas.
“A conclusão deste plano traduz-se numa melhoria generalizada da qualidade de vida dos oliveirenses, ao mesmo tempo que se reflete positivamente no ambiente do concelho. Com efeito, a rede de saneamento tem um papel de grande relevância na gestão ambiental dos territórios, enquanto alternativa a soluções menos seguras como as fossas sépticas, que podem facilmente levar à contaminação dos solos e dos cursos de água subterrâneos, pondo em risco, por consequência, a saúde pública”, explica Nuno Laranjo, diretora-geral da Indaqua de Oliveira de Azeméis.
O responsável pela empresa concessionária da rede de água no concelho, aleta para a importância do alargamento da rede e da manutenção contínua. “Assim, é essencial alargar a rede, mas também fazer a sua manutenção contínua, garantida pela Indaqua, para que opere de forma eficaz, protegendo o ambiente e a população”, conclui.
+ Saiba Mais: Mais obras no Terreno e outras à espera do visto do Tribunal de Contas
+ Saiba Mais: Nogueira do Cravo é a freguesia do concelho com maior taxa de cobertura de rede de água e saneamento
___
Números
6 110
Número de habitantes beneficiados com o alargamento da rede de saneamento no concelho
2 656
Número de novas habitações que passaram a ter ao dispor a possibilidade de se ligarem à rede
93,5%
Nogueira do Cravo é agora a freguesia com maior taxa de cobertura da rede de saneamento.
47,11
Comprimento (em quilómetros) das novas condutas adicionadas para o aumento da rede de água e saneamento
5
Número de quilómetros das novas condutas de água