Já há uma ideia daquilo que será a realidade do novo Mercado Municipal, e o projecto vencedor do concurso de ideias, que noticiámos aqui, já está em estudo na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O presidente da autarquia olivieirense, Joaquim Jorge, explica, em traços gerais, o projecto apresentado, e faz revelações das ideias que tem para aquele que será o novo Mercado Municipal.
E no dossiê Mercado Municipal há várias novidades. A começar logo por uma certeza: quando a obra estiver concluída o presidente da autarquia pretende que Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis “esteja aberto todos os dias da semana e não se confine às quartas e sábados”.
No projecto vencedor do concurso de ideias dá para perceber que o Mercado Municipal será reduzido ao andar superior do edifício, com entrada pela parte Norte. O mercado ficará assim reduzido no número de feirantes tal como se pode perceber nas palavras do presidente da autarquia oliveirense “O Mercado contará com o número de lojas e com o número de bancas e de espaços que permitirão acolher e alojar uma parte substancial dos comerciantes”, revela Joaquim Jorge.
Contudo, há a certeza que existirão as respostas necessárias para os consumidores. “A nossa preocupação é transformar, é adaptar o novo Mercado aos novos hábitos de consumo, e há um conjunto de respostas que poderá não fazer sentido equacionar num futuro mercado. O novo Mercado será um Mercado moderno, um mercado inovador, um mercado atractivo, e essa condições de modernidade, inovação e atratividade, naturalmente fazem-se criando um conjunto de respostas que façam com que as pessoas se desloquem até ao equipamento, e, portanto, a nossa preocupação é criar espaços de qualidade para os comerciantes e para os consumidores”, conclui.
Há uma outra novidade. A atividade cultural estará presente no novo Mercado Municipal. “Aquilo que vamos fazer á um programa de dinamização do mercado municipal”, revela.
Ouça as declarações do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, sobre a requalificação do Mercado Municipal no vídeo que se segue: