A Festa de São Marcos<, em Fajões, vai contar com uma caminhada aberta à comunidade no próximo dia 15 de março de 2026, convidando os participantes a desfrutar da natureza e do convívio num percurso organizado pelo Monte de São Marcos.
A iniciativa, que promete reunir amantes de caminhadas e da vida ao ar livre, inclui um percurso de 10 quilómetros com dificuldade média, proporcionando aos participantes uma experiência em contacto direto com as paisagens naturais da região.
Programa começa pela manhã no Monte de São Marcos
O programa tem início às 8h30, com a receção dos participantes no Monte de São Marcos, em Fajões, seguindo-se o início da caminhada às 09h00.
A organização preparou um percurso fitado, garantindo que os caminhantes possam seguir o trajeto com segurança enquanto percorrem alguns dos trilhos naturais da zona envolvente.
Esta caminhada integra o programa da tradicional Festa de São Marcos, que todos os anos mobiliza a comunidade local e visitantes.
Inscrição inclui reforço e convívio
A participação na caminhada tem o custo de 6 euros e inclui várias ofertas para os participantes, nomeadamente brinde, reforço, água e uma bifana, promovendo também momentos de convívio entre todos os presentes.
As inscrições decorrem até 13 de março e podem ser feitas na Churrasqueira Seara ou através do email festadosaomarcos@gmail.com.
Para facilitar o processo, a organização disponibiliza também pagamento por MB Way, através dos contactos Ana Ribeiro (919 044 025) ou Marta Correia (913 202 625).
Uma oportunidade para descobrir trilhos e celebrar a tradição
A caminhada pretende promover a atividade física, o contacto com a natureza e o espírito de comunidade, reunindo participantes de várias idades numa manhã dedicada ao desporto e à tradição local.
Com um percurso acessível e paisagens naturais envolventes, a caminhada da Festa de São Marcos em Fajões promete ser mais um momento de destaque nas celebrações que marcam esta festividade na região.

