Os cemitérios do concelho de Oliveira de Azeméis irão ser reabertos a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio, um dia depois da data em que se celebra o Dia da Mãe (primeiro domingo de maio de cada ano), sendo que a abertura ou não de cada cemitério é da responsabilidade do executivo de cada Junta de Freguesia.
Esta decisão surge de acordo com a autorização e as orientações da Proteção Civil de Oliveira de Azeméis. Contudo, devem ser tidas em conta algumas normas elementares normas de contenção e segurança.
Passando a enumerar:
- Baldes e vassouras são de uso particular;
- Vasos ou arranjos de flores serão, o mais possível, duradouros;
- Distanciamento social de 2 metros;
- Um familiar por cada campa;
- Uso de máscaras e luvas.
Grande parte das freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis já anunciaram que os seus cemitérios terão as portas abertas.
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis também já informou através das redes sociais que o Cemitério Municipal terá portas abertas.
O presidente da câmara municipal chama a atenção “para os procedimentos que devem ser considerados”, nomeadamente o distanciamento social, colocação de contentores para os equipamentos de proteção individual, desinfeção periódica dos contentores, desinfeção dos cemitérios e reforço das condições de higienização das instalações (torneiras, puxadores de portas e casas de banho).
Para Joaquim Jorge, “este é um momento em que todo o cuidado é pouco” esperando que “os oliveirenses se mantenham cautelosos seguindo escrupulosamente as diretivas emanadas pelas autoridades de saúde”.
O horário de funcionamento do cemitério municipal é o seguinte: de 2ª feira a 6ª feira: 10h00 às 12h00 horas e das 14h00 às 16h30 horas; Sábado: 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 horas; e Domingo das 10h00 às 12h00 horas. É autorizada a permanência máxima no interior do cemitério por um período de 30 minutos. A lavagem e enfeite de sepulturas é permitida às sextas-feiras e sábados, sendo neste caso o período máximo de permanência do cemitério de 60 minutos.
A Junta de Freguesia de São Roque também informou que no cemitério daquela freguesia mantém-se um arranjo de flores e um círio permanentemente aceso, e que no próximo domingo, dia 3 de maio, em homenagem ao Dia da Mãe, será colocado um arranjo à entrada dos cemitérios.