Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024
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Oliveira de Azeméis alugou cinco (!) autocarros para assegurar rotas que Unir não garante

> Município solicitou à AMP alterações em 25 das cerca de 50 linhas, “e até a supressão de linhas desadequadas”.
Imagem não vinculativa dos novos transportes da Área Metropolitana do Porto.
Imagem não vinculativa dos novos transportes da Área Metropolitana do Porto.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis viu-se na obrigação em alugar cinco autocarros para assegurar percursos não previstos pela nova rede de transportes UNIR, revela o executivo camarário, na expectativa de que a Área Metropolitana do Porto (AMP) corrija a situação.

Esta informação surge na sequência das críticas do PCP de Oliveira de Azeméis sobre as “abundantes episódios de incumprimentos” nas viagens da rede UNIR entre Oliveira de Azeméis e o Porto.

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A autarquia reconhece a existência de vários problemas desde o arranque da operação a 1 de dezembro e, nesse contexto, revela: “Como forma de mitigação dos impactos negativos decorrentes da entrada em vigor da operação, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está a recorrer ao aluguer de cinco autocarros para assegurar percursos e linhas não previstas na rede UNIR, nomeadamente os que impactam no transporte escolar”.

Oliveira de Azeméis propôs adiamento do serviço

Realçando que ainda em novembro propôs à AMP “o adiamento da entrada em funcionamento da rede tendo em consideração os atrasos na divulgação das novas linhas e horários, e a falta de viaturas e motoristas que possibilitassem o pleno funcionamento” do novo serviço, a autarquia diz agora que as suas preocupações se confirmaram.

“Desde o arranque da operação, a Câmara tem acompanhado diretamente um conjunto de reclamações, cobrindo desde alteração de rotas até horários incompatíveis com as dinâmicas da população”, explica a autarquia.

Com base nas análises às reclamações recebidas, até 15 de dezembro o Município solicitou à AMP “alterações em 25 das cerca de 50 linhas” em funcionamento no concelho, o que abrange pedidos de alterações de horários, de correções de percursos, de criação de linhas em falta “e até a supressão de linhas desadequadas”.

Apesar dessas falhas, a Câmara diz ter “a firme expectativa de que a reorganização em curso dos horários venha a contemplar todas as alterações propostas”, que, nesta fase, visam “mitigar os problemas no curto prazo”.

AMP confirma problemas em Azeméis

A AMP também confirma a existência de problemas em Oliveira de Azeméis, referindo estar “a trabalhar para corrigir todas as situações e garantir um serviço eficiente e de qualidade a todos os utilizadores, implementando medidas que incluem ajustes operacionais, reforço da frota e horários”.

“Apesar de a equipa da mobilidade da AMP ser reduzida, estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autarquias e com os operadores para garantir uma resposta célere e eficaz às diferentes solicitações que nos chegam”, acrescentou.

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