Quase cinco meses depois das últimas eleições autárquicas, que se realizaram a 26 de setembro de 2021, a direção da comissão política do PSD de Oliveira de Azeméis, liderada por Nuno Pires, marcou plenário onde se discutirá e analisar a situação política do partido no concelho de Oliveira de Azeméis. Será no próximo dia 18 de fevereiro (sexta-feira), pelas 21h00, na sede da concelhia política, e promete ser uma reunião longa.
Será um prestar de contas sobre a estratégia das últimas eleições autárquicas, que teve a grande de novidade de o PSD concorrer em coligação, pela primeira vez em democracia, com o CDS-PP no concelho de Oliveira de Azeméis, uma decisão que acabou por dividir as hostes sociais-democratas no concelho de Oliveira de Azeméis. Esta será uma discussão dura, até porque os resultados finais ficaram muito aquém das expectativas. A candidatura à Câmara Municipal, encabeçada por Carla Rodrigues, obteve o pior resultado autárquico do PSD em Oliveira de Azeméis, beneficiando o PS que conseguiu obter uma maioria esclarecedora, elegendo pela primeira vez seis vereadores para o executivo camarário da autarquia oliveirense.
Em cima da mesa nesta reunião social-democrata também estará a discussão sobre a liderança do partido. As eleições internas deveriam ter já acontecido em janeiro, mas devido à atualidade política do país e do próprio partido a nível nacional (leia-se realização de eleições legislativas, e eleições internas do PSD nacional), a data da realização das eleições para a direção do PSD de Oliveira de Azeméis acabou por ser adiada.
O PSD nacional, que também irá ter novamente eleições internas, voltará a reunir-se em congresso no próximo dia 19 de fevereiro e será nesse momento que será decidida a melhor data para a realização das eleições internas, mas fonte social-democrata avança os meses de abril e maio como possíveis para a concretização do ato eleitoral. E assim sendo, será nessa altura que se realizarão as eleições no PSD de Oliveira de Azeméis, e também na distrital de Aveiro que já tem um concorrente anunciado: Emídio Sousa, atual presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Entretanto, o Azeméis.Net apurou que Nuno Pires, presidente da concelhia política do PSD de Oliveira de Azeméis, ainda não terá decidido sobre a sua recandidatura à liderança.