Sábado, 27 de Abril de 2024
Sábado, 27 de Abril de 2024

Toyota Yaris eleito Carro do Ano Europeu 2021. Veja todos (mas mesmo todos) os vencedores até agora

Carro do ano 2021
Carro do ano 2021

O novo Toyota Yaris venceu, esta semana, o Troféu do Carro Europeu do Ano, prémio instituído em 1964 e que se afirmou como um dos galardões mais importantes da indústria automóvel em todo o mundo. Esta é a segunda vez que o utilitário japonês conquista o prémio, depois de também ter ganho no ano 2000 com a primeira geração. Em segundo lugar ficou o Fiat 500 e no lugar mais baixo do pódio o Cupra Formentor.

Aproveitamos este momento para recorda todos os modelos vencedores do prémio Car of The Year, com algumas curiosidades à mistura, desde a década de 60 do século passado.

Publicidade

Sabia, por exemplo, que a Porsche ganhou uma vez o troféu? E que a BMW (já ficou 5 vezes em segundo lugar) nunca conquistou o prémio. Seat, Mazda, Honda e Škoda também estão a zero. Curiosamente, a Mercedes só foi distinguida uma vez (em 1974), assim como a Volvo que apenas em 2018 conseguiu a primeira vitória.

Olhando para a lista de vencedores percebe-se que os jurados não “morrem de amores” pelos carros orientais, a Toyota ganhou três edições (nunca com o Corolla) e a Nissan (não foi o Qashqai) duas. Os coreanos, o melhor que conseguiram foi um terceiro lugar em 2019 com o Kia Ceed.

Nesta lista estão também algumas marcas que já não se comercializam, como a Austin, Simca, NSU (o Ro 80 tinha um motor rotativo), Lancia (ainda vende o Ypsilon em Itália) e Rover que até venceu a primeira edição do troféu.

Por marcas, a Fiat destaca-se com nove triunfos (o último foi em 2008), seguida pelos franceses da Renault e da Peugeot, ambos com seis. A Ford e a Opel (o Corsa nunca ganhou) conquistaram cinco prémios cada. Renault Clio, VW Golf e agora o Toyota Yaris são modelos duplamente premiados, conquistando o primeiro lugar com gerações diferentes.

Em 2019, o Jaguar I-Pace e o Alpine A110 terminaram a votação com mesmo número de pontos, mas por ter havido mais jurados a colocar o I-Pace em primeiro lugar, a marca de origem britânica ganhou o prémio pela primeira vez. A maior pontuação (464 pontos) foi alcançada pelo Peugeot 405 em 1988. O primeiro modelo 100% elétrico a ganhar foi o Nissan Leaf.

Veja a galeria de fotos e talvez encontre o carro do seu pai, avô, do vizinho, aquele onde aprendeu a conduzir, que o levou ao seu casamento ou até o seu primeiro carro.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS