Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Toyota Yaris eleito Carro do Ano Europeu 2021. Veja todos (mas mesmo todos) os vencedores até agora

Carro do ano 2021
Carro do ano 2021

O novo Toyota Yaris venceu, esta semana, o Troféu do Carro Europeu do Ano, prémio instituído em 1964 e que se afirmou como um dos galardões mais importantes da indústria automóvel em todo o mundo. Esta é a segunda vez que o utilitário japonês conquista o prémio, depois de também ter ganho no ano 2000 com a primeira geração. Em segundo lugar ficou o Fiat 500 e no lugar mais baixo do pódio o Cupra Formentor.

Aproveitamos este momento para recorda todos os modelos vencedores do prémio Car of The Year, com algumas curiosidades à mistura, desde a década de 60 do século passado.

Publicidade

Sabia, por exemplo, que a Porsche ganhou uma vez o troféu? E que a BMW (já ficou 5 vezes em segundo lugar) nunca conquistou o prémio. Seat, Mazda, Honda e Škoda também estão a zero. Curiosamente, a Mercedes só foi distinguida uma vez (em 1974), assim como a Volvo que apenas em 2018 conseguiu a primeira vitória.

Olhando para a lista de vencedores percebe-se que os jurados não “morrem de amores” pelos carros orientais, a Toyota ganhou três edições (nunca com o Corolla) e a Nissan (não foi o Qashqai) duas. Os coreanos, o melhor que conseguiram foi um terceiro lugar em 2019 com o Kia Ceed.

Nesta lista estão também algumas marcas que já não se comercializam, como a Austin, Simca, NSU (o Ro 80 tinha um motor rotativo), Lancia (ainda vende o Ypsilon em Itália) e Rover que até venceu a primeira edição do troféu.

Por marcas, a Fiat destaca-se com nove triunfos (o último foi em 2008), seguida pelos franceses da Renault e da Peugeot, ambos com seis. A Ford e a Opel (o Corsa nunca ganhou) conquistaram cinco prémios cada. Renault Clio, VW Golf e agora o Toyota Yaris são modelos duplamente premiados, conquistando o primeiro lugar com gerações diferentes.

Em 2019, o Jaguar I-Pace e o Alpine A110 terminaram a votação com mesmo número de pontos, mas por ter havido mais jurados a colocar o I-Pace em primeiro lugar, a marca de origem britânica ganhou o prémio pela primeira vez. A maior pontuação (464 pontos) foi alcançada pelo Peugeot 405 em 1988. O primeiro modelo 100% elétrico a ganhar foi o Nissan Leaf.

Veja a galeria de fotos e talvez encontre o carro do seu pai, avô, do vizinho, aquele onde aprendeu a conduzir, que o levou ao seu casamento ou até o seu primeiro carro.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS