Há formação de qualidade no nosso concelho. Já o tínhamos escrito quando se soube a notícia de que a UD Oliveirense e FC Cesarense tinham sido reconhecidas pela Federação Portuguesa de Futebol com a Certificação de Entidade Formadora de Futebol, tal como pode ler aqui, relativamente à época 2020/2021. O clube da cidade de Oliveira de Azeméis obteve o estatuto de quatro estrelas, e o clube de Cesar conquistou três estrelas. Estas certificações reconhecem o trabalho de excelência que está a ser desenvolvido por estes dois clubes na área da formação.
O momento é especial para os clubes, e a Associação de Futebol de Aveiro proporcionou uma cerimónia, na sua sede, com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, para a entrega dos respetivos certificados, em mãos, aos líderes dos clubes.
A UD Oliveirense que já tem no seu currículo distinções de entidade formadora nos três últimos anos foi representada pelo presidente do clube, Horácio Bastos, presidente do clube. Em artigo publicado no site oficial do clube, Horácio Bastos “agradece todo o trabalho e empenho do coordenador da formação Nelson Pinho, neste projeto e certificação e a todos os colaboradores da formação”. E não esconde o orgulho por esta distinção. “É uma distinção e reconhecimento público que nos enche de orgulho e faz projetar o futuro do futebol de formação com ainda mais convicção”, pode-se ler.
A entrada do FC Cesarense nesta lista restrita de clubes certificados como entidades formadores de futebol, fez o líder do clube, Francisco Almeida, enaltecer o momento, ao mesmo tempo que confessa o momento especial que viveu de ter recebido a distinção das mãos do líder máximo da Federação Portuguesa de Futebol. “Obrigado a todos os que contribuíram para que este processo fosse concretizado com tamanho sucesso. Receber o Certificado de Entidade Formadora, das mãos do Sr. Fernando Gomes, é algo mesmo muito especial!! Mais um objectivo concretizado!”, escreveu nas redes sociais.