A UD Oliveirense tem perdido os duelos diretos com os adversários diretos à conquista do título. Perdeu em Alvalade contra o Sporting, na receção ao SL Benfica, e agora contra o Oq. Barcelos que também já assumiu a sua candidatura ao título campeão nacional. As derrotas em casa são sempre aquelas que fazem mais mossa na equipa, e esta derrota contra o Oq. Barcelos é inquestionável. Foi uma vitória justa da equipa orientada por Rui Neto.
Reinaldo Ventura mostrou em dez minutos que a equipa de Barcelos estava no Pavilhão Dr. Salvador Machado para ganhar. O jogador internacional português marcou dois golos sem resposta, e a partir daqui a UD Oliveirense andou sempre atrás do prejuízo, sem nunca conseguir argumentos para alterar o rumo dos acontecimentos. Pelo contrário, a equipa orientada por Paulo Pereira ia ficando cada vez mais nervosa à medida que o tempo ia passando.
Isso foi muito notório na segunda parte. A UD Oliveirense mostrava ansiedade por não conseguir dar a volta ao resultados. Sempre que encurtava a desvantagem para a diferença mínima, o Oq. Barcelos conseguia dilatar a vantagem momentos depois.
A UD Oliveirense também perdeu eficácia nas bolas paradas. Em nove oportunidades, a UD Oliveirense concretizou três golos. Marc Torra fez um hat trick transformando dois penáltis e um livre-direto em golo.
Houve uma terceira equipa que se fez destacar, mas pela negativa. A equipa de arbitragem. Embora sem interferência no resultado, Luis Peixoto e João Duarte tiveram não estiveram bem, prejudicando o hóquei em patins em geral. Houve um excesso de acção disciplinar. Nove (!) cartões azuis, e uma expulsão. A de Bargalló por palavras dirigidas ao árbitro. O melhor campeonato do mundo de hóquei em patins precisa de investir na arbitragem
Ficha de Jogo – 12.ª jornada Campeonato Nacional de Hóquei em Patins
UD Oliveirense 4 x 7 Oq. Barcelos
Ao intervalo: 2-3
Marcha do Marcador: 0-2, 1-2, 1-3, 2-3, 2-4, 3-6, 4-6, 4-7
Jogo realizado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis
Árbitros: Luís Peixoto, João Duarte, e Marco Gomes
UD Oliveirense
Xavier Puigbi (GR), Marc Torra (3), Jordi Bargalló (capitão), Jorge Silva (3) e Henrique Magalhães (1) – cinco inicial -, Lucas Martinez, João Almeida, Pedro Moreira, e Vítor Hugo
Treinador: Paulo Pereira
Cartão Azul: João Almeida, Jordi Bargalló, Victor Hugo e Lucas Martinez
Cartão Vermelho: Jordi Bargalló
OQ Barcelos
Conti Acevedo (GR), Dario Giménez (2), Luís Querido, Miguel Rocha (1), e Reinaldo Ventura (2) – cinco inicial – José Pedro, Tomás Pereira, Joca Guimarães (2), e Rafael Lourenço.
Treinador: Rui Neto
Cartão Azul: Dario Gimenez (2), Luís Querido e Miguel Rocha
Cartão Vermelho: Nada a assinalar