O clube Escola Livre de Azeméis nasceu no dia 1 de dezembro de 1923. Em 2023 completará 100 anos de existência. O oliveirense Carlos Cunha, conhecedor do mundo associativo do concelho, recorda que “a missão a que os seus fundadores se propuseram era erguer à maior altura o culto augustissimo do dever nas formas eternamente belas do desenvolvimento físico, intelectual e moral, traduzindo-se esse dever na maior e crescente observância dos ditames de todas as virtudes que fazem verdadeiramente o homem”.
O emblema da Escola Livre de Azeméis tem uma história e um significado, que pode ser desconhecido por alguns. É um desenho da autoria do artista António Carneiro, conta Carlos Cunha, é uma Vestal, (sacerdotisa de Vesta, deusa romana brilhante e pura como à chama, filha de Rea e de Saturno, que tinha à sua guarda a manutenção do fogo sagrado), explica
Carlos Cunha recorda ainda que na primeira reunião dos fundadores (realizada no Estúdio Paúl) decidiram promover a organização das secções de Estudos Gerais, de Educação Física, de artes de Desenho, de Música e Canto, de Arte de Representar e de Filantropia. As secções desportivas foram criadas alguns anos depois. Hoje em dia o hóquei em patins é a grande montra deste clube oliveirense.