Sabe o que significa o símbolo do emblema da Escola-Livre de Azeméis?

0
A bandeira oficial da Escola Livre de Azeméis

O clube Escola Livre de Azeméis nasceu no dia 1 de dezembro de 1923. Em 2023 completará 100 anos de existência. O oliveirense Carlos Cunha, conhecedor do mundo associativo do concelho, recorda que “a missão a que os seus fundadores se propuseram era erguer à maior altura o culto augustissimo do dever nas formas eternamente belas do desenvolvimento físico, intelectual e moral, traduzindo-se esse dever na maior e crescente observância dos ditames de todas as virtudes que fazem verdadeiramente o homem”.

O emblema da Escola Livre de Azeméis tem uma história e um significado, que pode ser desconhecido por alguns. É um desenho da autoria do artista António Carneiro, conta Carlos Cunha, é uma Vestal, (sacerdotisa de Vesta, deusa romana brilhante e pura como à chama, filha de Rea e de Saturno, que tinha à sua guarda a manutenção do fogo sagrado), explica

Carlos Cunha recorda ainda que na primeira reunião dos fundadores (realizada no Estúdio Paúl) decidiram promover a organização das secções de Estudos Gerais, de Educação Física, de artes de Desenho, de Música e Canto, de Arte de Representar e de Filantropia. As secções desportivas foram criadas alguns anos depois. Hoje em dia o hóquei em patins é a grande montra deste clube oliveirense.

“Alguns dos fundadores da Escola Livre de Azeméis: de pé e da esqª para a dirª: Engº João Praça, Dr. Basílio Lopres Pereira (o grande impulsionador) e Arqº Agostinho Fonseca; sentados: à esqª, António Moreira Guedes e à dirª Engº Manuel Godinho”

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui