Rui Luzes Cabral quer cumprir desejo de Padre Bastos e irá lutar pela compra e requalificação da casa onde nasceu D. Frei Caetano Brandão

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis mostrou que irá fazer tudo o que está ao seu alcance para tratar do dossier da compra da casa onde viveu D. Frei Caetano Brandão, em Loureiro.

0
Rui Luzes Cabral vai fazer de tudo para homenagear o legado do Padre Bastos.

Depois do funeral reservado a apenas a familiares mais próximos, devido às contingências do vírus Covid-19, tal como noticiámos aqui, na Missa do Sétimo Dia, realizada na Igreja de Loureiro, foram várias foram as personalidades que conviveram de perto com o Padre Manuel Pires Bastos que quiseram prestar uma última homenagem.

Publicidade

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, tinha uma ligação bastante forte e próximo com o malogrado Padre Bastos, que partiu aos 85 anos, e depois de ter contraído o vírus Covid-19. A ligação vem de longa data. “Quando nasci, o Padre Bastos tinha comemorado o seu 40.º aniversário há 2 dias. Somos também da mesma Rua, a que tem o topónimo de um dos mais ilustres loureirenses/oliveirenses, nascido em 1740, D. Frei Caetano Brandão.A primeira imagem que tenho do Padre Bastos, remonta aos meus 7 anos, quando ele começou a visitar, devido a doença, o meu avô, Augusto de Oliveira Luzes. Sempre que o fazia, oferecia-me sempre um “santinho” ou um rebuçado e dizia-me sempre qualquer coisa, fosse uma curiosidade local ou para me lançar uma pergunta qualquer sobre a escola ou catequese”, contou Rui Luzes Cabral nas suas redes sociais.

Nos próximos tempos, Rui Luzes Cabral vai fazer de tudo para cumprir para prestar aquele que pode ser a maior homenagem ao Padre Manuel Pires Bastos. Cumprir o seu desejo da compra e requalificação da casa onde nasceu D. Frei Caetano Brandão, em Loureiro. “Deixou-nos sem ver realizado o seu sonho de vida, a compra e requalificação da Casa onde nasceu D. Frei Caetano Brandão, para ali ser criada uma casa de cultura e espaço museológico. Cumprir esse desejo, será a maior homenagem que podemos fazer ao Padre Bastos”, revelou o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na sua mensagem de despedida.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui