Lançado o livro “Ápio Assunção – A Marca de um Homem” para lembrar e fazer justiça ao trabalho realizado pelo ex-autarca

No lançamento da obra de homenagem a Ápio Assunção, dois anos depois da sua morte, Albino Martins revela que o ex-autarca saiu da vida política sentido-se esquecido e injustiçado, e que passou os seus últimos anos ao lado da sua mulher numa casa humilde. Marcelo Rebelo de Sousa que assina o prefácio do livro, destaca "um apaixonado, energético e combatente autarca, com um coração também inesgotável e uma alegria de viver obsessiva".

0

O livro “Ápio Assunção – A Marca de um Homem” foi lançado no dia 9 de dezembro, precisamente dois anos após da sua morte, na sede da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta, instituição da qual foi presidente entre 1981 e 1990, que tem agora a sala de convívio com o seu nome.

Publicidade

Nesta obra estão reunidas algumas das principais obras do “caudal de obra sem precedentes” realizadas no concelho de Oliveira de Azeméis sob o comando de Ápio Assunção durante os seus dois mandatos (2001-2009). No discurso de Albino Martins, um dos três elementos do movimento de cidadãos que levaram a cabo esta homenagem ao ex-autarca, ficou vincado que esta obra veio trazer justiça à memória do trabalho de Ápio Assunção durante os seus dois mandatos como presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. “Quando deixou esta vida, partiu tranquilo e com o dever cumprido, mas esquecido e injustiçado”, afirmou.

Albino Martins destaca que Ápio Assunção chegou a presidente da autarquia oliveirense com a maior maioria de sempre, e que se posicionou na vida política ativa servindo a causa pública, e nunca se servindo. “Os seus últimos anos foram passados ao lado da esposa numa casa humilde que construiu com o seu trabalho“, recorda.

Veja as declarações de Albino Martins clicando na tecla play “▶️” do vídeo que se segue

Prefácio assinado pelo Presidente da República

A obra “Ápio Assunção – A Marca de um Homem” é assinado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que destaca o facto de o ex-autarca ser “um apaixonado, energético e combatente autarca, com um coração também inesgotável e uma alegria de viver obsessiva”, e “como era excessivo em quase tudo, deu a sua saúde em troca do cargo e da permanente agitação no seu desempenho”.

Livro estará à venda em todas as freguesias

O livro de homenagem a Ápio Assunção, que tem um custo unitário de 10 euros, estará disponível pelo menos num ponto de venda em todas as freguesias no concelho. No Pinheiro da Bemposta, por exemplo, “Ápio Assunção – A Marca de Um Homem” poderá ser adquirido na sede da Banda de Música.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui