O posto de carregamento de carros elétricos da Praça da Cidade deixo de funcionar, e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis não irá proceder ao seu arranjo. “A sua reparação teria um custo muito superior ao pagamento de um novo“, revelou o vereador Hélder Simões na última Assembleia Municipal.
Aquele posto tinha uma frequência de 200 carregamentos por mês que representava um custo de 100 euros por mês à autarquia. Na última Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, afirmou que “não compete à Câmara Municipal de Oliveira ser operador”.
A política a ser seguida pelo executivo camarário relativamente a esta área será o de alargar a rede de postos carregamento de carros elétricos, mas a despesa do mesmo carregamento será imputado aos utilizadores. Portanto, deixará de ser gratuito.
O executivo camarário revelou que irá avançar para uma hasta pública para a concessão dos dois postos de carregamento de carros elétricos já existentes – na Praça da Cidade e nas Piscinas Municipais. A empresa que vencer a hasta pública terá de assegurar a substituição dos aparelhos de carregamento.
Entretanto, está previsto já para o início deste mês de julho a instalação de um posto de carregamento pago no Largo Luís de Camões. É aqui que começa o alargamento da rede de postos de carregamentos de carros elétricos.
É objectivo do executivo camarário procurar operadores para investir na construção de novos postos em pontos estratégicos da cidade como são os casos do Mercado Municipal, Praça José da Costa, e junto da Escola Superior Aveiro Norte.