A ponte de ligação às Aldas já está concluída, mas a inauguração desta infraestrutura que trará mais facilidades aos habitantes de Macinhata da Seixa tem vindo a ser adiada. A abertura da via ao público está dependente da melhoria do pavimento da estrada da Rua das Aldas, logo a seguir ao final da ponte, do lado de Macinhata de Seixa
O Azeméis.Net comprovou no local o mau estado da via.
A requalificação desta via tem sido adiada porque está previsto para breve uma cobertura de rede de água e saneamento, revelou Manuel Alberto Pereira na última Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis. O autarca revelou que enquanto o pavimento não estiver com melhores condições de transitabilidade a ponte não deverá ser aberta ao público, e, por outro lado, defendeu também que “não deverá ser investido dinheiro a melhorar a via, se dentro de pouco a estrada terá de ser novamente rasgada para ser construída rede de água e saneamento“.
Contudo, o Azeméis.Net apurou que o executivo camarário está a estudar a melhor hipótese de abrir a ponte ao público. Há quem considere que não faz sentido o equipamento estar concluído e não ter uso. Por isso, apurou o nosso jornal, está em cima da mesa a possibilidade de a ponte ser inaugurada em breve, e fechar algum tempo depois para a inclusão da rede de água e saneamento na Rua das Aldas.
Investimento de 270 mil euros que promove o crescimento imobiliário
A ponte das Aldas teve um investimento de perto de 270 mil euros, e irá permitir um acesso mais facilitado dos macinhatenses aos serviços básicos do centro da cidade bem como aos recintos desportivos e equipamentos comerciais. Com este acesso a comunidade vê também reduzida as distâncias entre o centro da cidade e, neste caso, a freguesia de Macinhata da Seixa.
Mas há ainda uma outra consequência positiva. Esta ligação do centro da cidade à Rua das Aldeia já está a influenciar o crescimento imobiliário para sul. A equipa de reportagem do Azeméis.Net também testemunhou, tal como pode ver pelo registo fotográfico publicado neste artigo, que já existe um Aviso para a requalificação do terreno que se encontra mesmo em frente ao parque de estacionamento do Intermarché de Oliveira de Azeméis. A licença para construção ainda não foi efetivada, mas irá ser uma realidade em breve.
O crescimento da construção de novos prédios no centro da cidade tem sido uma realidade durante os últimos anos, e tudo indica que irá continuar nos próximos anos, mas agora na parte sul, permitindo assim que Oliveira de Azeméis tenha mais oferta de novas habitações.