Instalado sistema de 30 bicicletas de uso partilhado em quatro estações espalhadas pela cidade. Saiba onde e como funciona

Já chegaram as bicicletas a Oliveira de Azeméis. Numa fase experimental estarão 30 disponíveis para a população oliveirense.

0
Oliveira de Azeméis tem 30 bicicletas do sistema mob.te+

Oliveira de Azeméis passou a ter um Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado. Numa fase experimental, o sistema será constituído por 30 bicicletas convencionais que estarão disponíveis em estações localizadas no Largo da República, Praça da Cidade, piscinas municipais e biblioteca municipal, entre as 09h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Este projeto integra o plano de mobilidade suave “mob.te+”, um conjunto de medidas destinadas a incentivar os munícipes a andar a pé ou a recorrerem a meios de transporte suave. , e visa melhorar a mobilidade na cidade contribuindo, ao mesmo tempo, para a diminuição do ruído e da poluição sonora e para a melhoria da qualidade do ar através da redução de gases poluentes.

Publicidade

O Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado “vem aumentar o conjunto de medidas implementadas visando promover uma mobilidade urbana sustentável e hábitos de vida saudáveis com ganhos para o bem-estar e a saúde dos utilizadores”, refere o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.

Adotando uma perspetiva integrada entre transportes e mobilidade urbana e regional, segurança, ordenamento do território, ambiente, saúde, economia e inclusão social, o “mob.te+” engloba um conjunto de iniciativas que têm como objetivo a promoção da utilização de meios de transporte ecológicos, a mobilidade inclusiva, educação para a cidadania e criação de cidadãos sensibilizados para a questão da mobilidade sustentável.


Assim, avança a autarquia oliveirense, estão previstas outras ações envolvendo o plano de mobilidade sustentável, tais como: a educação cívica rodoviária, a criação de zonas pedonais, o condicionamento da circulação automóvel, a eliminação de barreiras arquitetónicas, os circuitos urbanos e florestais e a ampliação do sistema de uso partilhado de bicicletas.


Sistema Partilhado de Bicicleta, o que tem de fazer?

Cartão de utilizador obrigatório. Como pode obter?

Para obter o cartão de utilizador, os interessados devem proceder à sua inscrição presencial no Atendimento ao Munícipe ou online através do email atendimento.municipe@cm-oaz.pt

Onde pode alugar uma bicicleta?

O sistema será constituído por 30 bicicletas convencionais que estarão disponíveis em estações localizadas no Largo da República, Praça da Cidade, piscinas municipais e biblioteca municipal.

Qual o horário em que pode alugar a bicicleta?

Entre as 09h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui