Para garantir maior sustentabilidade à sua operação, a INDAQUA Oliveira de Azeméis realizou um novo investimento em fontes de energia renovável que suportam parte do consumo dos seus equipamentos. A implementação de um número mais alargado de painéis fotovoltaicos abrangeu três concessões onde a empresa garante o abastecimento de água e saneamento de águas residuais: Matosinhos, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, num total de 828 novas instalações.
Em Oliveira de Azeméis, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ul foi palco do mais recente investimento. No total, são 132 os novos painéis que ocupam uma área de 427 m2 e garantem 18% da energia necessária ao funcionamento da ETAR.
Estes painéis solares têm potência de 71 quilowatts (kW) e estima-se que produzam anualmente 101.063 kWh, o equivalente ao consumo energético de 24 famílias. O impacto ambiental positivo destes equipamentos irá traduzir-se na redução da emissão de 28 toneladas de CO2 por ano, calculando-se que seriam necessárias 2.843 árvores para absorver igual volume de dióxido de carbono.
“A ETAR de UL é pioneira, em Oliveira de Azeméis, na utilização de painéis fotovoltaicos para produção de energia. Este recente investimento vem reforçar a aposta na eficiência energética destas instalações e no objetivo de tornar Oliveira de Azeméis um concelho mais sustentável, com menos impacto ambiental. A ambição da INDAQUA Oliveira de Azeméis passa agora por alargar, no futuro, este investimento a outras estruturas do concelho”, garante Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
Com um investimento de 87 mil euros, realizado em 2021 e 2022, a INDAQUA Oliveira de Azeméis contabiliza 195 painéis solares na ETAR de UL. Para além deste município, o Grupo INDAQUA instalou painéis solares em infraestruturas de Santa Maria da Feira e Matosinhos, com o funcionamento de algumas delas a ser assegurado por energias renováveis em cerca de 50%. No total dos três municípios e dos dois anos consecutivos de investimento, a INDAQUA implementou, em 5.510 m2, um total de 1.702 painéis com capacidade instalada de 911 kW, podendo produzir mais de 1,3 milhões de kWh ao ano – o equivalente ao consumo de 310 famílias.