Executivo camarário aprovou apoio de € 10 mil à comunicação social. 80% do valor vai para jornal e rádio, e os restantes 20% para os meios digitais

Os critérios de atribuição do apoio à comunicação social, inserido nas medidas de emergência social e económica devido à Covid-19, determinaram que o bolo maior do valor orçamentado vai direto aos meios tradicionais (rádio e jornal), e o restante para os meios digitais, onde está inserido o Azeméis.Net, o jornal online do concelho.

0
Estes são alguns dos órgãos de comunicação social do concelho de Oliveira de Azeméis

Na reunião de 4 de março o executivo camarário aprovou o modelo do apoio no valor de 10 mil euros destinados aos órgãos de comunicação social local no âmbito do pacote das medidas de emergência social e económica no combate às consequências causadas pelo vírus Covid-19. “Nós temos aqui uma verba de 10 mil euros que vai ser integralmente atribuída e a distribuição é 5 mil euros para quem tiver imprensa escrita, três mil euros para quem tiver rádio difusão e os outros dois mil euros, são para as componentes web, digitais”, resume o presidente da autarquia oliveirense.

Publicidade

Este apoio é feito por via de aquisição de publicidade, mediante as regras de contratação pública, e feitas as contas, 80 por centro (oito mil euros) será distribuído pelo jornal físico e por uma das duas rádios locais do nosso concelho, uma vez que, segundo o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, “a Câmara reserva-se no direito de atribuir o apoio apenas a uma delas para que as outras rádios, se existirem, não fiquem sem nenhum tipo de apoio nesta componente das rádios”. E explica: “Como nós fomos confrontados com a existência de várias rádios novas que apareceram no domínio dos apoios, não nos atrevemos a ir por aí. Portanto, se não houver problema ele [grupo a que pertencem as duas rádios locais] recebe a totalidade do apoio, se houver problema não recebe a totalidade do apoio”, explicou o presidente em reunião de Câmara.

Os restantes 20 por centro do valor orçamentado pela autarquia ao apoio à comunicação social serão distribuídos pelos órgãos de comunicação que produzam jornais online, em exclusivo, como é o caso do Azeméis.Net (estão definidos 1 250 euros para todos os órgãos que se candidatem neste modelo), e pelas rádios digitais do concelho, como é o caso da Rádio Vila Nova de Cucujães (para esta área serão orçamentados 750 euros em publicidade).

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui