Amaro Simões eleito presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis nas últimas eleições autárquicas, avançou com cinco propostas que irão guiar o seu mandato nos próximos quatro anos “no sentindo de afirmar, valorizar e promover a Assembleia Municipal”. A novidade é a proposta da criação do Prémio Cidadiania, “uma distinção anual de uma personalidade ou instituição oliveirense, que se tenha destacado na promoção da cidadania dos seus valores”, revelou o autarca.
Haverá atenção aos mais jovens com a realização de uma assembleia temática por agrupamento de escolas, “num formato adaptado ao contexto educativo, com particular destaque aos jovens estudantes do Ensino Secundário, pré-eleitores”. Ainda dentro do capítulo das assembleias temáticas, Amaro Simões sugere a realização de algumas “dedicadas a temas relevantes para o concelho, fomentando a participação de especialistas e dos cidadãos”.
Outra das novidades anunciadas pelo novo presidente da Assembleia Municipal prende-se com “divulgar, após cada Assembleia, uma informação resumo das principais deliberações, permitindo aos cidadãos um acesso facilitado às decisões tomadas”. Durante os próximo quatro anos é objetivo de Amaro Simões “manter a realização de, pelo menos, uma Assembleia Municipal em cada Freguesia ou União de Freguesias”.
No exercício para o cargo que foi eleito, Amaro Simões afirma que procurará “corresponder com uma presidência da Assembleia Municipal exercida de forma leal, livre e isenta, com o maior respeito pelos valores da Democracia e da pluralidade de opiniões”. E acrescenta: “Com a colaboração e ajuda de todos, não me desviarei dos valores que, desde sempre, formataram a minha vida: Lutar por causas justas, respeitar as minorias, considerar as maiorias, fazendo prevalecer sempre os ditames da minha consciência, informada da Lei e do bom senso”.
Adaptação do Regimento da Assembleia Municipal
O novo presidente da Assembleia Municipal diz que pretende ser, antes de mais, um coordenador deste órgão deliberativo, e que exercerá as funções deliberativas e fiscalização do poder executivo, de acordo com a Lei geral e o Regimento. Durante o próximo mandato a Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis terá a representatividade de cinco partidos polóticos: PS, PSD e CDS-PP que concorreram coligados nas últimas eleições, Bloco de Esquerda e Chega.
“Tendo em conta uma maior pluralidade de partidos representados, saberemos adaptar o Regimento desta Assembleia de modo a acolher e acomodar a sua maior abrangência diluída para a esquerda e para direita”, afirmou.
