Após mais de 100 mil vacinas administradas, Miguel Portela alerta que “o processo ainda não terminou”

Vem aí a terceira fase da vacinação contra o vírus Covid-19, e é preciso continuar a ter cuidados redobrados até que a Organização Mundial de Saúde declare que este é um problema controlado, diz Miguel Portela. O diretor do ACeS Aveiro Norte antecipa ainda qual será um dos problemas no Inverno.

0
Miguel Portela, diretor do ACeS Aveiro Norte

Os Centros de Vacinação que compõem o ACeS Entre Douro e Vouga II, composto por Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e São João da Madeira, já ultrapassam as 100 mil vacinas, informa Miguel Portela, diretor-executivo do ACeS Aveiro Norte. No conjunto da população do nosso ACeS, com mais de 12 anos, 90% da população já está vacinada com pelo menos uma dose e 83,3% com a vacinação completa. A percentagem de população vacinada poderá não crescer muito mais uma vez que “há muita gente que se recusou a ser vacinada“, revela ao Azeméis.Net o responsável máximo dos Centros de Saúde desta região.

Publicidade

Na cerimónia de agradecimento a todos os profissionais que estiveram envolvidos no processo de vacinação para que fosse um êxito, Miguel Portela vincou que esta missão só foi possível pela excelente união que foi conseguida entre todos os que participaram neste desígnio que para além de nacional foi também mundial.

“Não há forma de expressar o tamanho da gratidão que temos a todos os que, com enorme sacrifício e espirito de missão, tornaram possível este objetivo”, afirma.

Apesar do bom trabalho, o diretor-executivo do ACeS Aveiro Norte chamou para o processo ainda não ter terminado. “O processo ainda não acabou”, diz, chamando a atenção para o facto de ser necessários que as pessoas continuam a tomar os cuidados necessários até que a Organização Mundial de Saúde declare a situação como controlada.

Durante esta semana deverá começar o reforço (3.ª dose) de vacinação para os idosos residentes em lares, e com mais de 65 anos, ao que será acumulado a vacinação contra a gripe. Entretanto, Miguel Portela também antecipa que durante o Inverno os profissionais de saúde estarão obrigados a uma maior vigilância para que possam destrinçar a covid-19 da gripe, “dois vírus que têm os mesmos sintomas”.

AZEMÉIS.NET é o jornal online de Oliveira de Azeméis (criado em agosto de 2019) pensado em promover o que de melhor se faz no concelho. É um projeto que olha para o território, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui