Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Programa “Viver Melhor” celebra 20 anos em Azeméis com 974 seniores a fazer exercício

> O projeto arrancou em 2004 e mais do que duplicou o número de participante em duas décadas. A par do exercício, ajuda no combate ao isolamento social.
Mais de cinco centenas de seniores celebraram as duas décadas do programa "Viver Melhor"
Mais de cinco centenas de seniores celebraram as duas décadas do programa "Viver Melhor"

O programa desportivo Viver Melhor, com atividades especialmente concebidas para a comunidade sénior de Oliveira de Azeméis, celebra 20 anos este ano, tendo nesse período mais do que duplicado o seu número de participantes, que são hoje 974. O projeto arrancou em 2004 com 445 praticantes distribuídos por 18 turmas, com aulas dispersas por 14 localidades do concelho, e, duas décadas depois, conta agora com 38 classes e um total de 974 praticantes, distribuídos pelas 19 freguesias do território.

“É um programa que, ao longo dos anos, tem evidenciado um impacto muito positivo junto da população maior de 60 anos”, regista o executivo camarário,  acrescentando que “o projeto vem crescendo quer em número de participantes nas aulas, quer em adesão às iniciativas paralelas de promoção do envelhecimento ativo”, como ações de sensibilização, eventos intermunicipais e convívios.

Publicidade

Decorrendo durante seis meses por ano, sempre no período de temperaturas mais amenas, e com uma regularidade que foi interrompida apenas no período pandémico, devido às restrições sanitárias, o programa “Viver Melhor” procura proporcionar à população mais madura de Oliveira de Azeméis “o gosto pela prática de atividade física regular, sensibilizando-a para os benefícios da adoção de estilos de vida mais saudáveis”.

Combate ao isolamento social

Para além de contribuir para o envelhecimento ativo, o programa “Viver Melhor” tem ainda a vantagem de “combater o isolamento social” e promover uma rotina “mais saudável e feliz”.

Juntas de freguesias e instituições de solidariedade social são as principais estruturas a acolher as aulas, que, sempre conduzidas por professores de Educação Física, durante vários anos se realizaram apenas uma vez por semana, durante 45 minutos. Graças a financiamento do Plano de Ação das Operações Integradas do Território de Intervenção na Área Sul da AMP, contudo, as aulas passaram em 2023 a verificar-se duas vezes a cada sete dias, aumentando assim a carga de exercício para um total de 90 minutos semanais.

Além dessas sessões de ginástica, os participantes do “Viver Melhor” são convidados a participar em ações de caráter social que cumprem os mesmos objetivos desse programa, entre as quais sessões de hidroginástica e caminhadas, por exemplo, e ainda rastreios de saúde, saraus natalícios, convívios entre avós e netos, e até bailes de pijama.

Crescimento do programa

A celebração de duas décadas do Programa Desportivo Viver Melhor foi marcada com uma cerimónia realizada no dia 28 de fevereiro no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis. O momento contou com a presença de mais de cinco centenas de seniores inscritos no programa. A cerimónia abriu com um momento de dança pela Fábrica das Artes – Escola de Dança, tendo sido encerrado pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior.

Inês Lamego, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com o pelouro da Ação Social, referiu que “com o sucesso da iniciativa, em 13 de novembro de 2023, demos início ao alargamento do programa desportivo “Viver Melhor”, contratando mais professores, adquirindo equipamento e com a oferta de mais sessões semanais. Tudo isto no âmbito do plano de ação para as comunidades desfavorecidas – Operação Azeméis Maior”, acrescentando que  “este programa tem evidenciado um impacto muito positivo junto desta população e estamos apostados em continuar com esta oferta, em construir um programa municipal sénior que se torne uma referência de dinâmica, de proximidade e com qualidade”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS